1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Vitrine, Copa São Paulo de Futebol Júnior começa com 8 jogos nesta terça

MARCIUS AZEVEDO - Agência Estado

03 Janeiro 2012 | 09h 16

Primeiro dia da competição terá Palmeiras, Inter e o campeão Flamengo em campo

SÃO PAULO - A 43.ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta terça-feira alimentando o sonho de mais de 2.400 garotos de viver do futebol. A competição, que terá sua decisão no dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade, é uma importante vitrine desde o distante ano de 1972, quando o Internacional revelou Paulo Roberto Falcão.

A rodada inicial terá o Palmeiras em campo contra o Linhares, do Espírito Santo, nesta terça, às 19 horas, na Arena da Fonte, em Araraquara. Coincidentemente, o clube é o único entre os considerados grandes do Estado que ainda não conquistou o título.

A escrita, porém, pode ser quebrada neste ano. O time comandado pelo técnico Márcio Vicente vem motivado pelo título paulista Sub-17 e conta com jogadores que já chamaram a atenção do técnico Luiz Felipe Scolari.

Os meias Bruno Dybal e Bruno Sabía estão entre as promessas que podem brilhar na Copinha. É bom ficar atento ainda ao lateral-esquerdo Lima, o meia Diego Souza e o atacante Hugo.

Maior vencedor, o Corinthians, com sete conquistas em 14 finais, aposta em uma defesa experiente para colocar mais um troféu em sua galeria. Destaque para o zagueiro Marquinhos, com passagens pela seleção de base, e o lateral-esquerdo Denner, que esteve no profissional.

Além da dupla, o Corinthians, que estreia na quarta-feira, às 15 horas, contra o Santos (PB), no Estádio Alfredo Chiavegatto, em Jaguariúna, aposta no poderio ofensivo do meia Leonardo e dos atacantes Wesley e Douglas Silva.

Depois de ser vice-campeão com o Santos em 2010, o técnico Narciso quer levar o título, sem abrir mão da função primordial de revelar jogadores para Tite aproveitar no profissional. "O jogador não pode chegar lá e não estar pronto. A missão é revelar jogadores. Quem gasta R$ 6 milhões por ano na base precisa revelar", afirmou.

Campeão em 2010, o São Paulo, que naquela oportunidade revelou o meia Lucas, então conhecido como Marcelinho, aposta no atacante Ademilson, que já vai treinar com os profissionais, independentemente do que mostrar na Copinha. O garoto de 17 anos é a mais nova joia do presidente Juvenal Juvêncio.

Além de Ademilson, que é um típico centroavante apesar de ter apenas 1,75 metros, o São Paulo, que estreia nesta quarta, às 19 horas, contra o Palmas (TO), em Barueri, tem como destaque o atacante Bruno Catanhede, o meia Mirrai e o zagueiro Marcelo. O técnico é o ex-ponta Zé Sérgio.

Uma fábrica de revelações nos últimos anos, o Santos tentar conquistar um título que não vem desde 1984. O novo candidato a Neymar é o atacante Neilton. Ele é uma espécie de clone do craque. De corpo franzino, o garoto, assim como o ídolo, veste a camisa 11, usa cabelo moicano e tem espalhadas pelo corpo várias tatuagens em homenagem a parentes próximos.

"Como Neymar, ele gosta de jogar pelos beiradas do campo", analisa o treinador do Santos, Claudinei Oliveira, que tem outros jogadores com jeitão de promessa no time que estreia na quinta-feira, contra o Vitória (PE), às 19 horas, em Limeira.

O goleiro Guido, o lateral-esquerdo Paulo Henrique, o zagueiro Jubal Júnior e o atacante Diego estão entre os jogadores que devem se destacar no time santista.

Em 2012, serão 96 participantes divididos em 24 grupos com quatro times em cada. Os primeiros colocados de cada chave avançam à segunda fase, além dos oito melhores segundos por índice técnico, totalizando 32 times no estágio seguinte da competição.

Confira os jogos desta terça-feira pela Copa São Paulo:

Grupo A

América (SP) x Mirassol

Cruzeiro x ABC

Grupo E

Ferroviária x Rondonópolis

Palmeiras x Linhares

Grupo G

Internacional x Confiança (SE)

Lemense x Santo André

Grupo I

São Carlos x União São João

Flamengo x Aquidauanense (MS)