PUBLICIDADE

XV de Jaú volta ao futebol, mas América de Rio Preto se licencia

Tradicional equipe do interior paulista disputará 4ª divisão estadual

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um dos mais tradicionais clubes do interior de São Paulo, o XV de Jaú está de volta ao futebol. A agremiação fundada em 1924, em homenagem à proclamação da República (o XV de Novembro tem as cores amarelo e verde), ficou um ano licenciada das competições oficiais por conta de problemas financeiros e vai mesmo retornar em 2016.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) já definiu a tabela da chamada Segunda Divisão, que na prática é a quarta divisão estadual, e incluiu o XV de Jaú no Grupo 2, que também tem outros times tradicionais: o Inter de Bebedouro, o Araçatuba e o Bandeirante de Birigui.

XV de Jaú já lotou estádio e teve boas equipes na sua história Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

A competição terá 32 clubes, divididos regionalmente em quatro grupos de oito equipes. Em uma parceria com o Santos, que cedeu um time inteiro, a Portuguesa Santista vai jogar o torneio e inclusive fará o jogo de abertura, no chamado "Clássico das Praias" contra o Jabaquara, outro time de Santos.

A grande ausência, por outro lado, é do América de São José do Rio Preto. O clube, que neste ano completa 70 anos, chegou a disputar o Brasileirão em 1978 e até 2007 frequentou a elite estadual. Desde então, vive crise financeira e, em 2016, pela primeira vez, não entrará em campo.

No ano passado, Fernandópolis, São Carlos e os tradicionais Olímpia e Noroeste subiram para a terceira divisão. A Francana, outra equipe importante no passado, caiu para a quarta divisão, mas não se inscreveu para jogá-la em 2016.

Além de América de Rio Preto e Francana, outros clubes expressivos estão licenciados no futebol paulista, casos do Palestra de São Bernardo (fundado em 1935), o Radium de Mococa (em 1919) e o União São João de Araras (em 1981, mas jogou a primeira divisão nacional).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.