1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Alemão Marcel Kittel vence 1ª etapa da Volta da França

AE - Agência Estado

05 Julho 2014 | 14h 49

O alemão Marcel Kittel terminou a primeira etapa da Volta da França em primeiro lugar neste sábado, finalizando o trajeto de 190,5 quilômetros entre Leeds e Harrogate, na Inglaterra, em 4h44min07s. Duquesa de Cambridge e esposa do príncipe William, Kate Middleton entregou ao ciclista a camisa amarela, reservada ao líder da prova. Atual campeão, o inglês Chris Froome ficou em sexto lugar, com o mesmo tempo de Kittel.

Favorito a ganhar a Volta da França de 2014, o inglês Mark Cavendish sofreu uma queda quando iniciou o sprint final para terminar o percurso - ele estava 400 metros longe da linha de chegada. O ciclista britânico machucou o ombro direito ao se chocar com o terreno rochoso e sua participação na próxima etapa da prova é dúvida.

Neste domingo, os competidores partirão de York com destino a Sheffield, ainda na Inglaterra - o trajeto é de 198 quilômetros. A prova, em sua 101.ª edição, só chegará à França na quinta etapa, saindo de Le Touquet-Paris-Plage e terminando em Lille.

Como marco do 100.° aniversário do início da Primeira Guerra Mundial, a edição desse ano passará também pela Bélgica. França e Inglaterra foram aliados no conflito, enquanto que a Bélgica declarou neutralidade, embora seu território tenha sido invadido pela Alemanha, tornando-se palco de batalhas dos germânicos contra franceses e ingleses.

O trajeto de 3.656 quilômetros será percorrido entre este sábado e o próximo dia 27, percurso dividido em 21 etapas - os dias 15 e 21 estão reservados para folga dos competidores. Outra novidade é que só haverá uma prova contrarrelógio, no penúltimo dia da Volta da França, o que favorece os ciclistas escaladores em detrimento aos velocistas. Como é tradicional, o fim da prova está programado para Paris, na avenida Champs-Elysées.