PUBLICIDADE

Artistas prestigiam corrida e caminhada contra o câncer de mama

Campanha do IBCC comemora 15 anos em 2010; David Macedo e Tatiele de Carvalho foram os mais rápidos nos cinco quilômetros na região do Parque do Ibirapuera, em São Paulo

Por Andre Avelar
Atualização:

SÃO PAULO - Oito mil pessoas venceram o frio e a fina garoa da manhã deste domingo, 15, por uma causa nobre: a 40.ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, que comemora os 15 anos da campanha do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer). Médicos, artistas e políticos também estiveram presentes no percurso de cinco quilômetros na região do Parque do Ibirapuera.

 

PUBLICIDADE

Com o tempo de 14min28, David Benedito Macedo foi o vencedor da prova masculina. Entre as mulheres, Tatiele Roberta de Carvalho foi a mais rápida ao marcar 17min10. Cada um ganhou cinco mil reais em prêmios.

 

Criada em 1999, a corrida já esteve em 11 cidades diferentes, passando por 237 quilômetros, com mais de 107 mil participantes no total. Mais uma vez no Ibirapuera, entre subidas e decidas, além dos 9º Celsius, às 8 horas (horário da largada), o percurso foi considerado desafiador até mesmo pelos organizadores.

 

Diagnósticos. Entre os corredores presentes, o câncer ainda é tratado como "a doença ruim". Mas o diretor-clínico do IBCC Marcelo Alvarenga Calil espera que a população em geral transforme a palavra impronunciável em acompanhamento periódico.

 

"Quanto ao câncer de mama, é clara a importância do auto exame. Mas junto com ele, tem que haver também a mamografia, por exemplo, além de claro, a necessidade de se fazer uma atividade física, daí um evento como esse", explicou Calil.

 

Nos 15 anos da campanha, foram arrecadados R$ 57,5 milhões em produtos e títulos de capitalização, investidos na ampliação do seu hospital. Parte dos R$ 40 da inscrição da corrida foi doada ao instituto.

 

Um dos padrinhos do evento, o ator Eriberto Leão fez questão de lembrar que homens também podem sofrer com o câncer de mama. "Temo que lembrar que o auto exame também é coisa de homem. Temos que romper qualquer tipo de preconceito em prol da saúde", disse. Os atores Leonardo Miggiorin e Leandra Leal também estiveram presentes.

Publicidade

 

O câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Em 2008, foram registradas 11.860 mortes, sendo 125 em homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2010, foram estimados 15.080 casos da doença.

 

Classificação da prova masculina:

David Benedito Macedo (BMF/Pão de Açúcar) - 14min28

Israel dos Anjos (Bergamini Itatiba) - 14min38

Rafael Santos (VO2/Gatorade/Adidas) - 14min43

Francisco Barbosa dos Anjos (100 Patrocínio) - 14min51

Adriano da Silva Soares - 14min51

Publicidade

 

Classificação da prova feminina:

Tatiele Roberta de Carvalho - 17min10

Andrea Celeste da Silva Ramos - 17min24

Maria C. Bernardo Vaqueiro (VO2) - 18min04

Hildana Cardoso dos Santos (Valter Camargo) - 19min14

Nilzete Ribeiro Martins (Montevergine) - 19min223

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.