PUBLICIDADE

Australiano vence etapa e Froome retoma camiseta amarela na Volta da França

Ciclista britânico soma 59h52min09s na classificação geral

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Dono de três títulos da Volta da França, o ciclista britânico Chris Froome retomou a camiseta amarela ao fim da 14ª etapa da tradicional competição, disputada neste sábado. Ele desbancou o italiano Fabio Aru na liderança geral da prova ao terminar a etapa na 7ª colocação, contra a 30ª do rival.

A vitória na etapa ficou com o australiano Michael Matthews, da equipe Sunweb. Ele chegou na frente ao finalizar o trecho de 181,5 quilômetros em 4h21min56s, entre Blagnac e Rodez. Para vencer, ele deixou para trás o belga Greg Van Avermaet, da equipe BMC. Ele foi campeão olímpico no ciclismo de estrada no Rio de Janeiro, no ano passado.

Britânico Chris Froome recupera camiseta amarela na 14ª etapa da Volta da França Foto: Christian Hartmann/ Reuters

PUBLICIDADE

O norueguês Edvald Boasson Hagen, da Team Dimension Data, terminou na terceira colocação, à frente do belga Philippe Gilbert, da Quick-Step Floors. O australiano Jay McCarthy, da BORA-hansgrohe, chegou em quinto lugar. E o italiano Sonny Colbrelli, da Bahrain-Merida, foi o sexto colocado.

Chris Froome, da Team Sky, chegou logo atrás deles, a um segundo do vencedor da etapa. Ele e os demais deixaram Fabio Aru, da Astana, para trás no trecho final, de 500 metros, na íngreme subida de Cote de Saint Pierre, já em Rodez. O italiano perdeu contato com os líderes da prova e acabou cruzando a linha de chegada 25 segundos atrás de Michael Matthews.

Com o resultado, Froome recuperou a camiseta amarela, que havia perdido para Aru na quinta-feira. "Foi uma grande surpresa hoje. Preciso agradecer aos meus companheiros de equipe, que lideraram o trajeto até os 10 quilômetros finais. Na subida final, fizemos toda a diferença em comparação aos outros favoritos. Cada segundo conta nesta prova", comemorou Froome.

Na classificação geral, o ciclista britânico soma 59h52min09s, com vantagem de 18 segundos sobre Aru. Logo atrás vem o francês Romain Bardet (equipe AG2R La Mondiale), com 23 segundos de desvantagem para o italiano. O colombiano Rigoberto Uran (Cannondale-Drapac)está em quarto e o espanhol Mikel Landa (Tem Sky) ocupa o quinto posto.

Favoritos antes do início da competição, o colombiano Nairo Quintana e o espanhol Alberto Contador seguem afastados dos líderes. O ciclista da Movistar está em oitavo lugar geral, enquanto o atleta da Trek-Segafredo é o décimo colocado na disputa até agora.

Publicidade

A próxima etapa da Volta da França será disputada neste domingo. Os ciclistas vão percorrer um trecho de 189,5 quilômetros entre Laissac-Sévérac l'Église e Le Puy-en-Velay. Na segunda-feira, eles terão o segundo dia de folga durante esta edição da prova.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.