Carry Smith
Carry Smith

Barco de surfistas brasileiros fica destruído após onda gigante na Califórnia

Brasileiro Carlos Burle perde embarcação em Mavericks, nos Estados Unidos; ninguém ficou ferido

Paulo Favero, O Estado de S.Paulo

20 Janeiro 2018 | 20h03

A expectativa era grande para uma das maiores ondulações dos últimos anos em Mavericks, na Califórnia, nos Estados Unidos. Muitos dos maiores especialistas em ondas grandes do mundo foram para lá e o experiente surfista Carlos Burle teve um de seus barcos atingido por uma onda imensa. Nele estavam um piloto e um cinegrafista.

+ Leia mais notícias do surfe!

 

No primeiro e maior dia do swell de #Mavericks o nosso barco foi pego de surpresa por uma série, mesmo com um capitão local muito experiente, trabalhar nessas condições é sempre um tremendo desafio. Nossa arena não é controlável, buscamos sempre dar o nosso melhor em termos de segurança, mas mesmo assim sabemos que corremos riscos o tempo todo. É uma pena ter acontecido esse incidente, mas agradecemos por só termos grandes perdas matérias, e termos fisicamente saído ilesos. Foi o maior e melhor mar dos últimos anos , uma condição épica, como não via desde 2001 , quando bati o recorde mundial. Impressionado com a performance absurda do @lucaschumbo , que mais uma vez foi o grande destaque! Essa temporada tem sido incrível! One of the biggest days I’ve ever witnessed at #Mavericks Our boat was caught off by a huge set , even with a very experienced local captain, working in these conditions is always a tremendous challenge. Our arena is not controllable, we always strive to do our best in terms of safety, but we still know that we take risks all the time. It is a pity that this incident happened, but we are grateful for only having major loss matters, and we have physically left unharmed. It was the biggest and best swell of ​​the last years, an epic condition, as I had not seen conditions like this since 2001, when I beat the world record. Impressed with the absurd performance of @lucaschumbo, that once again was the great highlight! This season has been incredible!@redbullbr @redley85 @mormaiioficial @dobem @mundomit @surfteccel @tim_bonython @uolesporte @jornaloglobo

Uma publicação compartilhada por Carlos Burle (@carlosburle) em

"No primeiro e maior dia do swell de Mavericks o nosso barco foi pego de surpresa por uma série, mesmo com um capitão local muito experiente. Trabalhar nessas condições é sempre um tremendo desafio. Nossa arena não é controlável, buscamos sempre dar o nosso melhor em termos de segurança, mas mesmo assim sabemos que corremos riscos o tempo todo. É uma pena ter acontecido esse incidente, mas agradecemos por só termos grandes perdas materiais e termos fisicamente saído ilesos", comentou Burle em seu Instagram.

O vídeo mostra o momento que o barco vira após ser atingido por uma grande onda. Depois, os tripulantes foram resgatados, mas o barco acabou colidindo com as pedras e ficou bastante destruído. Apesar do grande susto, os surfistas conseguiram pegar ondas espetaculares em um dos locais do mundo que possuem as melhores condições para os big riders.

"Foi o maior e melhor mar dos últimos anos, uma condição épica, como não via desde 2001, quando bati o recorde mundial. Impressionado com a performance absurda do Lucas Chumbo, que mais uma vez foi o grande destaque! Essa temporada tem sido incrível", escreveu Burle, citando seu pupilo Chumbinho, que vem tendo uma evolução impressionante nos últimos meses quando passou a ser treinado pelo veterano.

Mais conteúdo sobre:
Surfe Califórnia [Estados Unidos]

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.