Berlim e Hamburgo apresentam propostas para os Jogos de 2024

Confederação de Esportes Olímpicos da Alemanha decidirá nos próximos meses qual das duas cidades será candidata do país

KAROLOS GROHMANN, Reuters

01 Setembro 2014 | 11h49

Berlim e Hamburgo, que buscam lançar candidaturas para os Jogos Olímpicos de 2024, apresentaram propostas urbanas e modestas para a Olimpíada, poucos meses antes de a Alemanha decidir se vai concorrer aos Jogos e com qual dessas cidades.

As duas cidades disputam a aprovação nacional para uma candidatura, e a Confederação de Esportes Olímpicos da Alemanha (DOSB, na sigla em alemão) decidirá nos próximos meses qual das duas têm a melhor proposta. 

"Estamos felizes por ter duas cidades alemãs muito fortes, com alto reconhecimento internacional, querendo receber os Jogos Olímpicos", disse o presidente da DOSB, Alfons Hoermann, após receber questionários respondidos pelas duas cidades, nesta segunda-feira. 

"Ao final desse processo de discussão, nós temos que decidir se vamos concorrer com Berlim ou Hamburgo", acrescentou.

A decisão não deve ser tomada antes do final do ano.Berlim propõe usar áreas do aeroporto Tegel, ainda em funcionamento, a 15 minutos de carro a noroeste do centro da cidade, assim como do aeroporto desativado de Tempelhof, no centro, além de instalações esportivas já existentes.

A capital alemã destacou sua população multicultural e sua reputação como uma cidade que alta qualidade de vida, que atrai cerca de 11 milhões de turistas por ano e dezenas de milhares de novos moradores a cada ano. O estádio Olímpico dos Jogos de 1936 seria novamente o palco principal do evento.

O aeroporto de Tegel vai deixar de funcionar após a inauguração do novo aeroporto internacional de Berlim, que está com obras atrasadas e ainda não tem data definida de inauguração. Hamburgo, por sua vez, apresentou um conceito de Jogos compactos, com a maior parte dos eventos a ser realizada em Kleiner Grasbrook, a apenas 10 minutos de caminhada do centro da cidade.

As inscrições para concorrer aos Jogos de 2024 começam em 2015, e a votação do Comitê Olímpico Internacional (COI) será realizada em 2017. Nenhuma cidade anunciou oficialmente candidatura para os Jogos, mas diversas, incluindo Los Angeles e Boston, nos Estados Unidos, assim como Paris, Istambul, Doha (Catar) e Durban (África do Sul), estão entre as possíveis candidatas. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.