1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Brasil corta mais 2 e define grupo para Pan de Handebol

AE - Agência Estado

17 Junho 2014 | 13h 57

O técnico espanhol Jordi Ribera anunciou nesta terça-feira mais dois cortes e definiu o grupo da seleção brasileira masculina de handebol que vai disputar o Campeonato Pan-Americano, na próxima semana, no Uruguai. Dos 22 jogadores que começaram a preparação, quatro já tinham sido cortados no último sábado (o goleiro Rick Miles, o armador Thiagus Petrus, o ponta Fábio Chiuffa e o pivô Leonardo Domenech). Agora, foi a vez do ponta Felipe Borges e do armador José Guilherme de Toledo

No caso de Felipe Borges, o corte foi por opção médica, já que ele ainda não está completamente recuperado de contusão. E a saída de José Guilherme Toledo foi por decisão técnica. Assim, o Brasil ficou com os 16 jogadores que podem ser inscritos no Campeonato Pan-Americano.

"Acho que os que ficaram são os melhores para jogar nesse momento. Sempre que há uma concentração de um grupo grande, temos que tentar buscar os que melhor podem atuar. Acredito que eles ficarão mais focados na competição. Antes, obviamente, estavam preocupados em saber se ficariam na equipe. Agora vão estar mais concentrados no restante dos treinamentos e no próprio campeonato", afirmou Ribera, após definir os últimos cortes no grupo.

O Brasil tem feito sua preparação em Joinville (SC), onde fica trabalhando até sábado, quando embarca para o Uruguai. "Ainda temos mais alguns dias de treinamento aqui no Brasil com duas partidas (jogos-treino contra o Estados Unidos nesta quarta-feira e na sexta). É a oportunidade que temos para polir bem as coisas que necessitamos. As partidas de preparação são para chegarmos ao ponto certo. Temos muitos atletas que atuam em diferentes equipes e vamos tentar configurar o grupo e melhorar o entrosamento entre os jogadores", contou o técnico.

No Campeonato Pan-Americano, que dá três vagas para o Mundial do Catar em janeiro do ano que vem, o Brasil caiu no Grupo A, ao lado de Estados Unidos, Guatemala e Venezuela - a outra chave conta com Argentina, Chile, Groenlândia e México.

Confira a lista de convocados para o Pan:

Goleiros - César Augusto Oliveira de Almeida e Maik Ferreira dos Santos

Armadores - Arthur Malburg Patrianova, Fernando José Pacheco Filho, Guilherme Valadão Gama e Oswaldo Maestro Guimarães

Centrais - Diogo Kent Hubner, Henrique Selicani Teixeira, João Pedro Francisco da Silva e Thiago Roberto Torres dos Santos.

Pontas - Arthur Medeiros Ataliba de Sousa, Cléber Antônio de Andrade, Lucas Cândido e Wesley de Freitas

Pivôs - Alexandro Pozzer e Vinícius Santos Teixeira