1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Brasil fatura ouro no Tae-kwon-do nos Jogos da Juventude

Estadão Conteúdo

19 Agosto 2014 | 12h 53

Edival Marques, de 16 anos, é o campeão da categoria até 63kg ao bater mexicano Jose Ruben Nava Rodriguez por 7 a 6

O Brasil faturou nesta terça-feira a sua segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanquim, na China. A conquista veio na disputa da categoria até 63kg do Tae-kwon-do, com Edival Marques, de 16 anos, que na final derrotou o mexicano Jose Ruben Nava Rodriguez por 7 a 6.

A conquista é a segunda de relevância mundial de Edival Marques em 2014. Afinal, em março, o brasileiro se sagrou campeão mundial juvenil. "Quem é rei nunca perde a majestade e o Edival demonstrou isso. Depois de ser campeão sul-americano e mundial, ele é agora campeão olímpico. Não lhe falta conquistar nada na categoria juvenil. Está sendo uma grande emoção fazer parte desta nova página de história do tae kwon do brasileiro", declarou Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Tae-kwon-do.

A vitória na disputa pela medalha de ouro foi definida apenas nos instantes finais da luta, tanto que o brasileiro precisou esperar o resultado do desafio do mexicano em relação ao último ponto dado a Edival Marques para comemorar a conquista.

Divulgação
Edival Marques, de 16 anos, é promessa no Tae-kwon-do brasileiro

Antes da final, o brasileiro derrotou o austríaco Eduard Frankford, por 16 a 4, pelas quartas de final. Depois, nas semifinais, superou o holandês Nabil Ennadiri pelo placar de 12 a 4. Com a conquista de Edival Marques, o Brasil passa a somar três medalhas nos Jogos da Juventude. A judoca Layana Colman faturou o ouro na categoria até 52kg e a equipe de natação do revezamento 4x100 metros misto levou a prata.