PUBLICIDADE

Publicidade

Brasil luta até o fim, mas perde para Croácia e está fora do Mundial

Derrota nas oitavas de final no handebol por um gol de diferença lembra revés sofrido em 2013, com jogo decidido apenas no fim

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Foi um por um triz, como havia sido em 2013, contra a Rússia. O Brasil atuou como um grande no handebol masculino, mas perdeu para a Croácia no Mundial do Catar, neste domingo, e foi eliminado nas oitavas de final. E como há dois, o jogo só foi decidido no minuto final: 26 a 25.

PUBLICIDADE

A seleção brasileira caiu diante de um rival complicado: a Croácia é uma das seleções mais fortes da Europa e tem o atual melhor jogador do mundo, o central Duvnjak, 26 anos. Já foi campeã mundial e ganhou dois ouros olímpicos. E no último mundial, em 2013, terminou em 3º lugar.

Funcionou bem a estratégia de Ribera no primeiro tempo. O Brasil valorizou a posse de bola, não se precipitou no ataque e soube furar o bloqueio croata pelo meio da defesa. Em vez dos pontas, a peça-chave do time foi o central João Pedro.

Foi dessa forma que a equipe brasileira não deixou a Croácia abrir vantagem no placar, empatar e virar o jogo aos 15 minutos. Também apareceu a figura de do goleiro Rick, que defendeu três de quatro setes metros contra o Brasil. Vitória parcial por 15 a 13.

A seleção brasileira se reuniu no meio de quadra e formou um círculo antes de iniciar o segundo tempo. Mas foi um péssimo recomeço para o Brasil. Em menos de quatro minutos, a vantagem de dois gols se evaporou. A Croácia aproveitou erros de ataque brasileiro e virou: 17 a 15.

Ribera pediu tempo e cobrou concentração. Demorou para o Brasil entrar no jogo novamente. A Croácia acertou a marcação no meio da defesa e o "paredão" formado por jogadores de mais de 2 metros de altura passou a funcionar.

Publicidade

O Brasil levou 15 minutos para reequilibrar e virar novamente a partida. O 'apagão' tinha ficado para trás. Mas a dez minutos do fim, o jogo continuava empatado: 22 a 22. Na reta final, valeu o histórico vencedor da Croácia e um sete metros no minuto final sacramentou a derrota brasileira no Catar.

A seleção brasileira masculina ainda terá outra competição importante neste ano: os Jogos Pan-Americanos, em julho, que serão disputados em Toronto, no Canadá.

OITAVAS DE FINAL

RESULTADOS DESTE DOMINGO

Áustria 27 x 29 Catar

Eslovênia 30 x 28 Macedônia

Espanha 28 x 20 Tunísia

Publicidade

Croácia 26 x 25Brasil

SEGUNDA-FEIRA (26)

Alemanha x Egito

Polônia x Suécia

Islândia x Dinamarca

França x Argentina

*O repórter viajou ao Mundial a convite da Federação Internacional de Handebol.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.