1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Brasil vence Suécia em despedida de torneio de handebol

- Atualizado: 10 Janeiro 2016 | 12h 38

Equipe européia é a atual vice-campeã olímpica

A seleção brasileira masculina de handebol encerrou com vitória o torneio amistoso Memorial Domingo Bárcenas, jogado em Irún, na Espanha. Após derrotas para a Polônia e para os donos da casa nas duas primeiras rodadas, o Brasil se recuperou batendo a Suécia, atual vice-campeã olímpica, por 28 a 25, de virada, na tarde deste domingo no horário local.

A Suécia começou melhor e foi para o intervalo com vantagem de quatro gols - 16 a 12. Na segunda etapa, o goleiro Maik entrou e mudou o jogo para o Brasil. A seleção foi tirando a desvantagem até virar o jogo a seis minutos do fim, por 26 a 25. A equipe manteve a zaga fechada, não levou mais gols, e venceu por 28 a 25.

"No primeiro tempo a defesa não foi bem, nos sete minutos finais cometemos alguns erros e não conseguimos manter o bom nível de jogo. Já na segunda etapa, conseguimos ter consistência tanto no ataque quanto na defesa. Nos minutos finais roubamos muitas bolas e o ataque foi muito bem, o que foi fundamental para a virada", afirmou o técnico espanhol Jordi Ribera, que comanda a seleção brasileira.

Brasil venceu Suécia por 28 a 25, de virada

Brasil venceu Suécia por 28 a 25, de virada

O torneio em Irún é preparatório para o Campeonato Europeu, que começa na próxima sexta-feira na Polônia. O campeão europeu garante vaga no Rio-2016, mas o torneio não tem um favorito claro, tamanho o equilíbrio.

A Suécia, por exemplo, vinha de três pratas olímpicas (1992, 1996 e 2000), ficou fora em Atenas e Pequim, e voltou a ganhar prata em Londres. Apesar da final olímpica em 2012, nem disputou o Mundial de 2013 e foi 10.ª em 2015. No Europeu de 2014, foi sétima. A Espanha vem melhor e, de 2011 para cá, fez três semifinais de Mundiais (ganhou em 2013) e duas no Europeu. A Polônia foi prata no Mundial deste ano.

Com o fim do Memorial Domingo Bárcenas, os jogadores brasileiros, a maioria em clubes europeus, esperam a realização do torneio continental para que as ligas europeus sejam reiniciadas. A seleção, já classificada para a Olimpíada como país-sede, joga o Campeonato Pan-Americano em junho.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em EsportesX