Brasileira consegue prata no judô nos Jogos da Juventude

Layana Colman, de apenas 17 anos, conquistou sua 2ª medalha no torneio por equipes mistas, que tem presença de homens e mulheres

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A brasileira Layana Colman conquistou nesta quinta-feira a sua segunda medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude, que estão sendo realizados em Nanquim, na China. A judoca de 17 anos faturou a medalha de prata na competição por equipes mistas, que conta com a presença de homens e mulheres, para voltar a subir ao pódio no evento. Anteriormente, Layana havia conquistado o ouro na categoria individual até 52kg, e agora ajudou a equipe batizada com o nome Geesink a chegar à final da disputa de equipes mistas da competição. Ela integrou um time que contou também com Anastasya Turcheva, da Rússia, Dzmitry Minkou, da Bielo-Rússia, Ivana Sunjevic, de Montenegro, Seunghwan Ryu, da Coreia do Sul, e Yu-Jyun Wang, de Taiwan. Nesta sua participação por equipes, Layana acabou derrotada pela chinesa Xiaoyu Liu, por ippon, em sua primeira luta, mas depois reagiu ao superar a portorriquenha Paola Acevedo, também por ippon. Já nas semifinais, a brasileira venceu a sul-coreana Hyekyeong Lee por finalização.

Layana Colman conquistou sua segunda medalha Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Na final, Layana teve pela frente a argentina Ayelen Elizeche e mais uma vez triunfou, desta vez após aplicar dois shidos sobre a adversária. Porém, no placar geral de confrontos de sua equipe na decisão, o time chamado de Rouge ficou com o ouro com uma vantagem de 4 a 2 sobre o Geesink em número de vitórias.

Essa foi a oitava medalha conquistada pelo Brasil nesta edição dos Jogos da Juventude. Agora contabiliza dois ouros, sendo um deles de Layana e um outro no tae kwon do, cinco pratas (duas na natação, uma no hipismo, uma na ginástica artística e agora uma no judô) e um bronze no tênis de mesa.

ORLANDINHO NA FINAL

Para completar, Orlando Luz, considerada a grande promessa do tênis brasileiro na atualidade, assegurou ao Brasil a conquista de mais uma medalha em Naquim ao avançar à final do torneio de simples masculino da modalidade. Orlandinho, de 16 anos de idade, alcançou o objetivo ao derrotar nesta quinta-feira o japonês Jumpei Yamasaki por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/2.

O adversário do brasileiro na luta pelo ouro no tênis será o polonês Kamil Majchrzak, que surpreendeu ao superar na semifinal o russo Andrey Rublev, atual líder do ranking mundial juvenil, também por 2 sets a 1, com 6/4, 3/6 e 6/3.

Assim, Orlandinho ajudou o Brasil a ampliar o seu recorde de medalhas em uma edição da Olimpíada da Juventude. Com as nove que o País passará a contabilizar após esta decisão do tênis, irá superar os sete pódios obtidos em 2010, nos Jogos de Cingapura, palco da primeira edição da competição juvenil.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.