1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Brasileiro Doda cai do cavalo e é eliminado no Mundial de Hipismo

Estadão Conteúdo

02 Setembro 2014 | 16h 21

'Em 30 anos de hipismo, nunca tinha passado por isso numa competição deste nível. Mas faz parte', confessa o cavaleiro

Principal nome do hipismo do Brasil na atualidade, Álvaro de Miranda Neto, o Doda, literalmente caiu do cavalo no primeiro dia de provas de salto no Mundial da Normadia, em Caen, na França. Como não completou o percurso, Doda, que chegou à competição como forte candidato à medalha, dá adeus à chance de uma medalha individual.

O acidente aconteceu quando, no nono obstáculo, o cavalo dele, AD Rahmannshof''s Bogeno, uma cria do lendário Baloubet du Rouet, refugou. "Desde o início eu botei um ritmo forte e o Bogeno vinha muito bem. Até que saí do duplo e na curva para a vertical, eu quase perdi o estribo, o cavalo foi saindo de lado e refugou. Mas o pior mesmo foi eu ter caído. Fiquei muito decepcionado, pois para mim foi um desastre", lamentou Doda.

"Em 30 anos de hipismo, nunca tinha passado por isso numa competição deste nível. Mas faz parte do esporte e agora mais do que nunca estou confiante para fazer dois percursos limpos e dar de presente para a minha equipe", comentou o cavaleiro, cujos resultados seguem valendo para a equipe brasileira, que ainda tem chances de medalha.

Niels Andreas/AE
Álvaro de Miranda, o Doda, vencedor do torneio Athina Onassis Internacional Horse Show, realizado na Sociedade Hípica Paulista.

Após o primeiro dia, a França lidera com apenas 2,08 pontos perdidos, enquanto o Brasil é apenas o 12.º, com 12,95. No individual, o irlandês Bertram Allen lidera. Pedro Veniss é o melhor brasileiro, em 34.º lugar, com 3.39 pontos perdidos na primeira pista, com obstáculos de 1,50 metros, que priorizava a velocidade.

"Meu cavalo (Quabri de L Isle) saltou muito bem. Ele não é um cavalo muito rápido e por isso fiquei bastante satisfeito com o resultado hoje (terça)", disse Pedro. Marlon Zanotelli, montando AD Clouwni, não foi bem e terminou o primeiro dia em 63.º lugar. Rodrigo Pessoa, veterano do time, aparece na 44.ª colocação.

Na quarta, cada conjunto se apresenta uma vez e cada falta vale quatro pontos. As 10 melhores equipes avançam para a final, que será na quinta-feira. Lá, os cinco primeiros colocados se garantem nos Jogos do Rio/2016. O Brasil, como país-sede, já esta garantido na Olimpíada.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo