PUBLICIDADE

CAS confirma novos recursos de russos contra punição do COI e número chega a 42

Segundo a corte, todos os casos serão analisados conjuntamente na semana do dia 22 de janeiro

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) confirmou nesta terça-feira que recebeu mais 20 recursos de atletas russos punidos por doping pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) recentemente. Agora o número de esportistas tentando recurso na Corte atinge 42.

+ CAS anuncia recurso de 22 atletas russos punidos por doping nos Jogos de Sochi

Segundo a CAS, todos os casos serão analisados conjuntamente na semana do dia 22 de janeiro. A entidade "espera" apresentar o veredicto no dia 31 deste mês, apenas nove dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Delegação russa no desfile dos Jogos de Inverno, em Sochi Foto: Alberto Pizzoli/AFP

PUBLICIDADE

A data, contudo, vai estourar o prazo dado pelo COI para a confirmação dos atletas na Olimpíada. A data limite é dia 28 de janeiro.

As punições sofridas pelos atletas russos se referem às investigações realizadas pela Oswald Commission, que apura casos de doping nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014. A Rússia é acusada de doping sistemático e até com o apoio do governo durante o evento. Há suspeita de trocas de amostras dos atletas locais ao longo de todo o evento de inverno.

Como punição, os atletas perderam as medalhas e conquistas obtidas em Sochi-2014. Também foram proibidos de disputar a nova edição dos Jogos de Inverno. Os esportistas que foram liberados para competir terão que disputar o evento sob a bandeira do movimento olímpico, e não da Rússia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.