PUBLICIDADE

Publicidade

CAS revalida resultados de 27 atletas russos punidos por doping em Sochi

Entidade diz que evidência coletada não era suficiente para confirmar a violação do regulamento

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) publicou nesta segunda-feira novidades em relação aos casos de doping de atletas russos na Olimpíada de Inverno de Sochi, em 2014. O órgão decidiu aceitar a apelação de 27 competidores do país e revalidou os resultados obtidos por eles na competição.

Sem informar os nomes dos atletas, a CAS explicou que tomou a decisão favorável aos atletas após votação unânime realizado por seu comitê nesta segunda-feira. Segundo o órgão, "a evidência enviada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em relação a este problema não teve o mesmo peso em todos os casos".

Frascos de exames antidoping Foto: Valentim Flauraud/Reuters

"Em 27 casos, a evidência coletada não foi suficiente para estabelecer a existência de uma violação do regulamento antidoping. Em relação a estes 27 atletas, a apelação foi confirmada, as sanções anuladas e seus resultados individuais em Sochi, em 2014, foram reinstaurados", comunicou.

Desta forma, estes atletas não só tiveram os resultados revalidados como também estão livres para competir normalmente. A CAS ainda anunciou decisão relativa a outros 12 russos. E, também sem citar nomes, decidiu acabar com suas suspensões, apesar de não reinstaurar seus resultados em Sochi.

"Em outros 12 casos, a evidência coletada era suficiente para estabelecer uma manipulação da amostra de urina e, consequentemente, a violação do regulamento antidoping. As decisões do COI nestes casos foram mantidas, mas com uma exceção: os atletas foram declarados inelegíveis apenas para os Jogos Olímpicos de Pyeongchang, este ano, ao invés da suspensão pelo resto da vida", informou.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.