1. Usuário
Assine o Estadão
assine

China domina patinação artística na Olimpíada de Inverno

AE - Agencia Estado

16 Fevereiro 2010 | 09h 17

Shen Xue e Zhao Hongbo quebram invencibilidade russa e conquistam medalha de ouro em Vancouver

A China dominou a disputa da patinação artística de duplas faturando a medalha de ouro com Shen Xue e Zhao Hongbo e a prata com Pang Qing e Tong Jian. A dupla vencedora havia conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 e 2006. O triunfo encerra um domínio da Rússia na prova, que não conquistaram o ouro pela primeira vez desde 1960.

Na prova de 500 metros da patinação em velocidade, o sul-coreano Mo Tae-bum comemorou o seu aniversário de 21 anos com a conquista da medalha de ouro. Seu tempo foi de 1min09s82, superando o japonês Keiichiro Nagashima por apenas 16 centésimos.

Campeão do snowboard nos Jogos de Turim, o norte-americano Seth Wescott conquistou o bicampeonato olímpico. Na decisão, Wescott, que sofreu com lesões nos últimos meses, superou o canadense Mike Robertson nos metros finais.

O suíço Didier Defago ganhou a medalha de ouro da prova do esqui downhill, que estava marcado para ser disputado no sábado, mas teve que ser adiado por conta do tempo ruim. Defago faturou a dusputa com o tempo de 1min54s31, seguido pelo norueguês Aksel Lund Svindal, com 1min54s38, e pelo norte-americano Bode Miller, com 1min54s40.

Após o encerramento das competições na noite de segunda-feira, a Suíça lidera o quadro de medalhas, com três ouros, à frente de Estados Unidos (2 ouros, 2 pratas, 4 bronzes), Coreia do Sul (2 ouros e 1 prata) e França (2 ouros e 2 bronzes).