1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Cristiano da Matta disputará temporada da Fórmula Truck

AE - Agencia Estado

06 Janeiro 2010 | 10h 17

Ex-piloto da Fórmula 1 e campeão da Cart em 2002 não corria em uma categoria do País desde 1994

O mineiro Cristiano da Matta, ex-piloto da Fórmula 1 e campeão da Cart em 2002, voltará a competir no Brasil. Na terça-feira, ele confirmou um acerto com a equipe oficial da Iveco para disputar a temporada da Fórmula Truck.

"É uma equipe que vem crescendo de desempenho, vem melhorando passo a passo, e espero poder ser mais um passo nesse desenvolvimento. Acho que estou entrando com o pé direito, mas ainda é difícil falar qual é a expectativa", disse o piloto.

Da Matta não compete em uma categoria no País desde 1994, quando foi campeão da F-3 Sul-Americana. No ano seguinte, ele disputou a F-3 Inglesa, e depois partiu para a F-3000, categoria mais próxima da Fórmula 1 naquela época.

Em 1997, Da Matta mudou o rumo de sua carreira para o automobilismo norte-americano. Nos Estados Unidos, ele foi campeão da Indy Lights em 1998, e da Cart em 2002. O título rendeu um convite para a Fórmula 1, onde Da Matta disputou 28 GPs pela Toyota.

Depois de ser demitido pela equipe, Da Matta voltou aos Estados Unidos em 2005. No ano seguinte, ele sofreu o acidente mais grave de sua carreira. Durante um teste em Elkhart Lake, o brasileiro atingiu um cervo com seu carro, e teve sérias lesões cerebrais.

Em 2008, Da Matta voltou a pilotar participando de testes com carros de turismo e provas de longa duração. No ano passado, ele participou de testes na Fórmula Truck e gostou da experiência.