1. Usuário
Assine o Estadão
assine
UFC

Cruz x Barão será luta principal do UFC 169; Aldo x Lamas será coevento

Guilherme Dorini - Enviado especial - O Estado de S. Paulo

06 Novembro 2013 | 23h 33

Unificação dos galos será destaque da noite. Título dos penas fica em segundo plano

GOIÂNIA - Acostumado a fazer as principais lutas da noite, José Aldo ficará em segundo plano no UFC 169, marcado para 1.º de fevereiro de 2014, em Newwark, nos Estados Unidos. Isso porque a organização inovou e colocou dois combates valendo cinturão no mesmo card. Neste caso, as atenções estarão voltadas para a unificação do título da categoria peso-galo, na qual o brasileiro Renan Barão, campeão interino, enfrentará o atual campeão, Dominick Cruz. "O evento principal do UFC 169 será uma luta de campeão contra campeão: Cruz x Barão. Aldo x Lamas será coevento principal", anunciou a organização.

Dominick Cruz, atual campeão do peso-galo, foi pressionado por Dana White, presidente do UFC, para voltar ao octógono e enfrentar Barão. Após dois anos afastado se recuperando de uma lesão, Cruz ouviu de Dana que o brasileiro receberia o cinturão definitivo caso o norte-americano não retornasse no início de 2014. Invicto no UFC, Renan Barão venceu as seis lutas desde que entrou para o maior torneio de MMA do mundo. No último duelo, o brasileiro, de 26 anos, arrasou Eddie Wineland, nocauteando com um chute rodado e uma combinação de socos, em setembro desse ano, em Toronto, no Canadá. Dominick Cruz tem até menos lutas que o brasileiro no UFC. Migrou do WEC, antigo campeonato de MMA, com o cinturão da categoria e defendou o título apenas três vezes pela competição. Sua última luta foi contra Demetrious Johnson, em outubro de 2011, quando venceu por decisão unânime.

CINTURÃO DOS PENAS

Assim como Renan Barão e Dominick Cruz, José Aldo e Ricardo Lamas também vieram do extinto WEC. Aldo estreou no UFC em abriu de 2011, já defendendo e unificando seu cinturão contra Mark Hominick. Depois foram mais quatro defesas de título, todas com vitória. Já Lamas debutou na maior competição de MMA do mundo um pouco depois, em junho do mesmo ano, já nocauteando Matt Grice. Depois foram mais três vitórias contundentes que o credenciaram a disputa do cinturão dos penas.

CARD PARCIAL DO UFC 169

Dominick Cruz x Renan Barão

José Aldo x Ricardo Lamas

Frank Mir x Alistair Overeem

UFC