PUBLICIDADE

Publicidade

'Dama de Ferro' Katinka Hosszu brilha dentro e fora da piscina

Nadadora húngara, que coleciona medalhas no Mundial, tem linha própria de produtos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Tanto nas piscinas, onde disputa diversas provas, quanto fora delas, para fazer prosperar sua marca “Iron Lady”, a húngara Katinka Hosszu, estrela do Mundial de Natação, aparece em todos os frontes. Hosszu, 28 anos, fez tremer a Arena Danúbio, conservando seu título mundial dos 200m medley. A rainha da natação húngara ainda disputará os 200 m livre, 200 m borboleta, 200 m costas e 400 m livre.

Katinka Hosszu se destaca dentro e fora das piscinas Foto: Martin Bureau/AFP

Encadear tantas provas, ano após ano, competição atrás de competição, se tornou uma característica da tricampeão olímpica nos Jogos do Rio. A nativa de Pecs encontra na sequência de provas uma motivação. “As competições são treinos. A cada competição tenho um objetivo diferente”, explicou. É também uma fonte de renda: no final de 2014, Hosszu se tornou a primeira nadadora a acumular mais de US$ 1 milhão em premiações. Essa predisposição a disputar diversas provas é o que lhe rendeu o apelido de “Dama de Ferro”. Um apelido que ela transformou, ao lado do americano Shane Tusup, seu marido, técnico e empresário, numa marca de sucesso que conta hoje com cerca de 50 funcionários. “Estamos crescendo rapidamente. A Iron Corp (nome da empresa) está aproveitando muito o fato do Mundial de Natação estar sendo disputado em Budapeste”, diz o Tusup. “Quando criamos nossa marca, há cinco anos, não imaginava que poderia chegar tão longe”, reconhece Hosszu. “Adoro ter minha própria empresa, não ser somente uma nadadora”. Bonés, camisetas, cachecóis, canecas, chaveiros, pulseiras, tatuagens efêmeras, além de uma nova linha de maiôs lançada especialmente para o Mundial de Natação: a loja “Iron Lady”, aos pés da Arena Danúbio, vende todo tipo de produto relacionado à maior estrela do esporte húngaro. “Como seu empresário e sócio, posso dizer que foi um ano louco”, resume Tusup. Nem mesmo o êxtase pela vitória foi capaz de tirar o foco de Hosszu: logo após abraçar seu marido à beira da piscina, a campeã desfilou diante de seu público com um boné “Iron Lady” para máxima exposição da marca. O casal também investe numa escola de natação, a “Iron Aquatics”, e em breve abrirá uma produtora para gravar episódios “Dentro da forja”, que expõe os bastidores da preparação da nadadora, divulgado pelo YouTube.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.