Publicidade

Destaque brasileiro da MLB vislumbra futuro 'brilhante' do beisebol

Fugindo das tradições, Yan Gomes ganha espaço nos Estados Unidos e se torna um dos melhores jogadores da posição no esporte

PUBLICIDADE

Por Felippe Scozzafave
Atualização:
Atleta iniciou carreira no Toronto Blue Jays Foto: Divulgação

Confira a entrevista com Yan Gomes:Como você vê o seu desempenho e o do Cleveland Indians na atual temporada? Esse ano muitas coisas aconteceram. Dois caras importantes do nosso time se machucaram e mesmo assim a gente ficou muito perto de se classificar para os playoffs. E isso animou muito o nosso torcedor. Esse ano foi considerado positivo e eu acredito que o fato de Cleveland estar em destaque no esporte, vai aumentar ainda mais o apoio que nós recebemos.Sobre o prêmio que você ganhou, apesar do bom rendimento nos três principais quesitos, se sentiu injustiçado por não receber o Gold Glove? Eu fiquei feliz apenas de ser candidato para receber o Gold Glove. Foi uma honra muito grande estar entre os três melhores. Eu acabei recebendo o silver Slugger, mas eu fiquei muito feliz mesmo. Os atletas que estavam concorrendo comigo são grandes jogadores e por quem eu tenho muito respeito.Quem são suas principais inspirações no beisebol? Eu assistia bastante o Benito Santiago, um atleta que eu sempre gostei muito de ver jogar quando eu estava crescendo. Outro que eu admiro muito é o Yadier Molina, que ainda está na Liga, jogando pelo St. Louis Cardinals, ele é muito respeitado por todos. Mas eu tenho uma relação muito boa com todo mundo na Liga. Todo mundo é muito unido.Como é a sua relação com o Brasil? Costuma visitar o país? Eu fui no ano passado para visitar minha família e meus amigos. Nesse ano não deu para ir porque a minha filha nasceu, ela tem apenas seis meses e seria difícil fazer uma viagem dessas com ela. Mas nos próximos anos eu pretendo ir muito para o Brasil.

Yan Gomes se destaca desde os tempos de criança Foto: Divulgação

E como você enxerga o cenário atual do beisebol no Brasil? O talento do Brasil está crescendo muito. O problema é que o beisebol não é um esporte como o futebol ou basquete, que você pode jogar em qualquer lugar. Precisa de equipamento. Mas está melhorando muito. O esporte está crescendo, mas isso é uma coisa demorada. O importante é que ele comece com as crianças. O fato de ter transmissão de um jogo de beisebol da MLB na TV brasileiro é muito legal. Mostra que está crescendo. Quem sabe eles introduzem o beisebol nas escolas brasileiras. Para mim, o importante é introduzir o esporte nas crianças, é nessa fase que você vai se identificar com algo.Então o beisebol brasileiro tem "futuro"? Eu acho que a minha chegada na MLB abriu os olhos dos norte-americanos para os brasileiros no beisebol.Sempre perguntam pra mim sobre os brasileiros, alguns times possuem olheiros no Brasil para encontrar novos talentos. Eu, o Rienzo e o Orlando somos como pioneiros do beisebol no Brasil e eu tenho certeza que isso vai abrir portas para o esporte no país.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.