1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Etíope de 23 anos vence em Dubai com 9º melhor tempo da história das maratonas

- Atualizado: 22 Janeiro 2016 | 16h 10

Tesfaye Abera, de apenas 23 anos, colocou seu nome na história das maratonas ao vencer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta sexta-feira. O etíope completou a prova em 2h04min24, assumindo o nono lugar do ranking histórico da distância, o terceiro do seu país. Só corredores da Etiópia e do Quênia ocupam as 47 primeiras posições.

Já se esperava que a prova de Dubai fosse rápida, uma vez que, dentre aquelas que cumprem os requisitos para terem marcas homologadas pela IAAF, só a de Boston tem percurso mais veloz. Abera, entretanto, não aparecia entre os favoritos, tendo baixado em cinco minutos seu recorde pessoal.

Com etíopes nas seis primeiras posições, a Maratona de Dubai teve três atletas na casa 2h04min e outros dois na casa de 2h05min. Todos os 10 primeiros colocados correram abaixo de 2h10min, o que, no Brasil, valeria a liderança do ranking nacional e vaga garantida na Olimpíada.

Não é possível dizer se Abera estará no Rio-2016 porque tanto Etiópia quanto Quênia utilizam critérios subjetivos para escolher os atletas que os representarão em Olimpíadas e Mundiais.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em EsportesX