Matthias Schrader /AP
Matthias Schrader /AP

França vence e conquista bicampeonato no handebol

Os franceses venceram os suecos por 22 a 21 em uma disputa equilibrada

AE, Agência Estado

12 Agosto 2012 | 13h22

LONDRES - A seleção francesa masculina de handebol assegurou o bicampeonato olímpico ao vencer partida acirrada contra a Suécia. Neste domingo, a equipe fez um duelo equilibrado até os segundos finais, mas ganhou por 22 a 21 e faturou o título da Olimpíada de Londres.

Em 2008, a França levara o ouro ao derrotar a Islândia na final. Amplia, assim, sua hegemonia com uma campanha quase perfeita, com apenas um derrota em oito partidas, justamente para a Islândia, na primeira fase. Ja a Suécia segue sem conseguir vencer uma final olímpica - em Londres, obteve sua quarta prata.

Para obter o bicampeonato olímpico, a seleção francesa contou com grande atuação de Michael Guigou, que marcou cinco gols, além de Xavier Barachet e Daniel Narcisse, autores de quatro. Mas o artilheiro do confronto foi o sueco Niclas Ekberg, com seis gols.

Após um início disputado, a França abriu ligeira vantagem nos minutos finais do primeiro tempo e fechou vencendo por 10 a 8. A partir daí, teve tranquilidade para controlar o jogo. Apesar da pressão sueca, em nenhum momento a partida ficou empatada novamente. E, assim, os franceses asseguraram o segundo ouro consecutivo.

Na disputa pelo bronze, a Croácia não tomou conhecimento da Hungria e ganhou por 33 a 26. A equipe manteve o controle desde o início - fechou o primeiro tempo vencendo por 19 a 14 - e retornou, assim, ao pódio olímpico. Ouro em 2004, os croatas ficaram apenas em quarto em 2008.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.