1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Guilherme Guido é ouro no Mundial Militar de Natação

AE - Agência Estado

15 Junho 2014 | 15h 17

O Brasil segue colecionando medalhas no Mundial Militar de Natação, que acontece em Tenero, na Suíça. No sábado foram mais sete conquistas da equipe brasileira, formada por atletas de alto rendimento como Graciele Herrmann, Alessandra Marchioro, Daynara de Paula, Nicolas Oliveira, Fernando Silva e João de Lucca.

Duas das conquistas vieram com as equipes de revezamento, no 4x100 metros livre tanto no feminino quanto no masculino. Entre as mulheres, a formação é basicamente a mesma da seleção brasileira e venceu com 3min43s99, novo recorde mundial militar. Como comparação, no Mundial de Esportes Aquáticos do ano passado o Brasil fez 3min41s05.

Em Tenero, os brasileiros também se deram bem nas provas rápidas de estilo. Guilherme Guido venceu os 50m costas com 25s59 enquanto João Gomes Junior faturou os 50m peito com o tempo de 27s54. Os dois já haviam nadado mais rápido no Troféu Maria Lenk. Nicolas Oliveira foi bronze nos 100m livre (50s52), enquanto Leonardo de Deus terminou em terceiro nos 200m borboleta (1min59s18).

O Brasil participa com equipe forte no Mundial Militar porque o governo brasileiro tem a política de dar patente a atletas de alto rendimento para que eles recebam um salário das Forças Armadas e compitam como militares ao mesmo tempo em que fornecem conhecimento esportivo.