PUBLICIDADE

Publicidade

IAAF anuncia homologação do novo recorde da maratona feminina

Queniana Mary Keytany cravou tempo de 2h17min01s na tradicional prova

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Batido há quase dois meses, o novo recorde da maratona feminina foi homologado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) nesta quinta-feira. Com a ratificação, a queniana Mary Keytany se torna oficialmente a mulher mais rápida do mundo na tradicional prova de 42,1 quilômetros.

A nova melhor marca mundial da maratona foi obtida no dia 23 de abril, na Maratona de Londres, na Inglaterra. Keytany anotou o tempo de 2h17min01s, superando em mais de meio minuto o recorde anterior. A britânica Paula Radcliffe era a detentora da marca de 2h17min42s.

Mary Keytany superaem mais de meio minuto o recorde anterior. Foto: Matthew Childs/Reuters

PUBLICIDADE

Radcliffe ainda é dona de um recorde ainda inalcançado. Trata-se do recorde mundial da maratona em prova que contou também com a presença masculina: 2h15min25s, em 2003. O recorde de Keytany é em provas restritas a mulheres.

Curiosamente, a queniana bateu outro recorde mundial na mesma prova disputada em abril. Durante a maratona, a corredora impôs a nova marca dos 30 quilômetros, com 1h36min05s, superando o tempo de 1h39min11s que ela mesmo havia registrado em Londres, em 2011. Este recorde também foi homologado pela IAAF nesta quinta-feira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.