1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Japão conquista 4ª medalha de ouro no Mundial de Judô

Estadão Conteúdo

27 Agosto 2014 | 11h 36

De seis categorias, japoneses conquistam quarto ouro e igualam Mundial do Rio. Meio-médios duelam nesta quarta-feira

O Japão segue sendo mesmo a principal potência do judô. Nesta quarta-feira, os lutadores do país conquistaram a quarta medalha de ouro no Mundial, que está sendo realizado na Rússia, em Chelyabinsk, graças ao triunfo de de Riki Nakaya entre os pesos leves (até 73kg).

O desempenho impressiona, pois, até esta quarta-feira, foram disputadas seis categorias no Mundial, com quatro ouros de judocas do Japão, que também conquistaram uma medalha de bronze. Assim, os japoneses já igualaram o desempenho do Mundial de 2013, no Rio, quando conquistaram quatro títulos - sendo três entre os homens e um no torneio por equipes para mulheres.

Nesta quarta-feira, a conquista de Riki Nakaya foi assegurada com uma vitória por ippon sobre o norte-coreano Kuk Hyon Hong com 3min26 de luta na final. Assim, o japonês conquistou o seu segundo título mundial - já havia sido campeão em 2011. Além disso, Nakaya foi medalhista de prata na Olimpíada de 2012, em Londres.

Divulgação/IJF
Com quatro ouros, Japão domina o Mundial

As medalhas de bronze na disputa masculina do peso leve ficaram com Musa Mogushkov, da Rússia, e Victor Scvortov, dos Emirados Árabes Unidos. O brasileiro Alex Pombo foi eliminado na sua estreia pelo belga Dirk van Tichelt.

O Mundial de Judô prossegue nesta quinta-feira com a disputa da categoria meio-médio. O Brasil será representando por Mariana Silva (até 63kg), que estreará contra Laura Salles Lopez, de Andorra, e Victor Penalber (até 81kg), que fará a sua primeira luta na competição diante de Rafael Davtyan, da Armênia.