Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Esportes

Esportes » Judô brasileiro fica sem ouro no primeiro dia do Grand Prix de Havana

Esportes

Esportes

judô

Judô brasileiro fica sem ouro no primeiro dia do Grand Prix de Havana

Érika Miranda, Sarah Menezes e Eric Takabataque conquistaram medalhas durante a competição desta sexta-feira

0

AE,
Agência Estado

06 Junho 2014 | 20h17

O judô brasileiro conquistou três medalhas, mas não subiu nenhuma vez ao alto do pódio no primeiro dia do Grand Prix de Havana, nesta sexta-feira, na competição que abre o ranking olímpico para o Rio/2016. Duas das estrelas da modalidade no País, Érika Miranda e Sarah Menezes, foram derrotadas por cubanas, que lutam em casa.

Sarah venceu duas lutas, apenas, para chegar à semifinal da categoria até 48kg. Ali, perdeu da cubana Dayaris Mestre Alvarez. Depois, venceu a israelense Amelie Rosseneu para ficar com o bronze.

Já Érika Miranda, vice-campeã mundial da categoria até 52kg, chegou à final em Havana depois de vencer a israelense Roni Schwartz, a francesa Priscilla Gneto e a alemã Mareen Kraeh. Mas a atleta do Minas, com dores nas costas, não apareceu para lutar contra a cubana Yanet Bermoy Acosta. Desde 2009 elas já se enfrentaram 11 vezes, com oito vitórias da rival.

A outra medalha do Brasil nesta sexta-feira em Havana foi de Eric Takabatake. Revelação do Pinheiros, o judoca da categoria até 60kg venceu quatro lutas até a decisão. Na disputa pelo ouro, porém, foi vencido pelo georgiano Amiran Papinashvili, segundo do ranking mundial.

Nesta sexta, o Brasil ainda teve Diego Santos (60kg) eliminado na primeira luta por Javier Pena (Cuba), mesma trajetória de Gabriela Chibana (48kg), que perdeu para Maria Célia Laborde, que viria a ficar com o ouro. Raquel Silva (52kg) caiu diante de Amandine Buchard (França).

No segundo dia de competições em Havana, o Brasil vai ao tatame com Marcelo Contini (até 73kg), Leandro Cunha (estreia na até 73kg), Victor Penalber (até 81kg, voltando de lesão), Katherine Campos (até 63kg) e Bárbara Timo (até 70kg).