1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Márquez vence 7ª seguida e amplia domínio na MotoGP

AE - Agência Estado

15 Junho 2014 | 10h 21

Com 100% de aproveitamento e incríveis 175 pontos em sete provas, o piloto da Honda deu mais um show de coragem e ousadia

Marc Márquez continua imbatível na MotoGP. Atual campeão mundial, o espanhol ganhou neste domingo, 15, no circuito de Montmeló, a etapa da Catalunha da categoria máxima da motovelocidade, naquela que foi a sua sétima vitória em sete corridas neste campeonato. E o feito ganha ainda mais destaque pelo fato de que pela primeira vez neste ano o piloto da Honda não largou da pole, que desta vez foi obtida pelo seu compatriota e companheiro de equipe, Dani Pedrosa, terceiro colocado neste domingo.

Com 100% de aproveitamento e incríveis 175 pontos em sete provas, Márquez deu mais um show de coragem e ousadia para voltar a ganhar. Até na última volta ele precisou suportar uma pressão ferrenha de Pedrosa, que errou ao tentar ultrapassá-lo em uma das curvas do traçado. Ele chegou a tocar no pneu traseiro do líder, que mesmo assim se manteve com a moto em pé, enquanto o italiano Valentino Rossi, que vinha logo atrás com sua Yamaha, aproveitou o vacilo do vice-líder para ultrapassá-lo e conquistar a segunda posição no finalzinho.

Andreu Dalmau/Efe
Márquez comemorou de forma efusiva o seu triunfo

Márquez comemorou de forma efusiva o seu triunfo. Natural da Catalunha, ele chegou a chutar bolas amarelas para a torcida que carregava bandeiras com o número 93, utilizado pelo piloto em sua moto, e estendeu os festejos até o pódio.

A empolgação de Márquez não era pra menos, pois ele venceu uma corrida de tirar o fôlego, na qual levou a melhor em uma briga fantástica com seus concorrentes. Primeiro com Rossi, que vinha liderando e não suportou a pressão do espanhol. Em seguida, Pedrosa passou o italiano e começou a lutar de forma alucinante pela vitória com o líder. Os dois trocaram de posição duas vezes na última volta, até que Pedrosa cometeu o erro que lhe custou a segunda colocação.

Com a segunda posição obtida neste domingo, o multicampeão Rossi se manteve na vice-liderança do Mundial, agora com 117 pontos, mas ainda bem distante de Márquez, que mais uma vez provou que é o grande favorito ao título. Já Pedrosa vem logo atrás do italiano, no terceiro lugar, com 112 pontos.

Jorge Lorenzo, que largou da vice-liderança com sua Yamaha, acabou terminando a prova da Catalunha na quarta posição, enquanto o quinto lugar ficou com o alemão Stefan Bradley, da LCR Honda. Atrás desta dupla vieram, pela ordem, os irmãos Aleix Espargaró (Forward) e Pol Espargaró (Yamaha Tech 3), enquanto os italianos Andrea Dovizioso (Ducati) e Andrea Iannone (Pramac) e o britânico Bradley Smith (Yamaha Tech 3) fecharam o grupo dos dez primeiros.

O norte-americano Nick Hayden (Drive M7 Aspar), que correu neste fim de semana após se recuperar de uma cirurgia no pulso direito realizada há menos de duas semanas, ficou com o 13º lugar.

A prova seguinte do Mundial de MotoGP será disputada no próximo dia 28, em Assen, na Holanda, palco da oitava etapa deste campeonato de 2014.