Publicidade

Milão e Turim se unem em busca da sede dos Jogos de Inverno de 2026

Novo processo de seleção do COI permite que os Jogos Olímpicos sejam realizados em areas maiores

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

As cidades de Milão e Turim se uniram para disputar o direito de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. O Comitê Olímpico Italiano (Coni) anunciou o plano em uma carta de intenções enviada nesta quinta-feira ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Embora geralmente haja apenas uma cidade-sede, o novo processo de seleção do COI permite que os Jogos Olímpicos sejam realizados em areas maiores, embora a competição só possa ser nomeada para uma única cidade.

Cerimônia de encerramento teve muita emoção. Foto: Pawel Kopczynski/Reuters

PUBLICIDADE

O Coni indicou que deixará ao COI a decisão sobre qual cidade receberá o direito de nomeação como sede. "O Coni recorda que o período de diálogo prevê a colaboração entre o Coni, a cidade e o COI a fim de verificar a melhor solução para as necessidades do país", disse o comitê italiano em um comunicado.

Sujeita à aprovação do novo governo nacional, que ainda vai ser formado, a candidatura poderia ter cerimônias e esportes de inverno em Milão, juntamente com outros eventos programados para instalações construídas para a Olimpíada de Turim de 2006. Milão e Turim estão a 145 quilômetros de distância, conectadas por uma rodovia e uma linha de trem alta velocidade.

Entre as cidades que demonstraram interesse em sediar os Jogos de 2026 se encontram Estocolmo, Calgary, Sion e Sapporo. A sede será definida em encontro do COI em Milão, em setembro de 2019.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.