Noruega é bicampeã olímpica no handebol feminino

Campeã em Pequim, em 2008, país voltou a faturar o ouro em Londres depois de uma campanha oscilante

AE, Agência Estado

11 Agosto 2012 | 19h07

A seleção norueguesa feminina de handebol venceu Montenegro por 26 a 23, neste sábado, e garantiu o bicampeonato olímpico. Campeã em Pequim, em 2008, a Noruega voltou a faturar o ouro em Londres depois de uma campanha oscilante. A equipe foi apenas a quarta colocada do Grupo B na primeira fase do torneio.

Nas quartas de final, as norueguesas eliminaram o Brasil, que havia sido líder da chave A. Nas semifinais, as adversárias batidas foram as coreanas. Derrotadas neste sábado, as montenegrinas fizeram história, já que conquistaram a primeira medalha olímpica do país.

Já a Noruega chegou ao segundo ouro consecutivo no handebol feminino e quarta medalha no geral nestes Jogos de Londres. A seleção chegou à capital inglesa como principal favorita ao título, já que havia conquistado o Campeonato Mundial de 2011 e o Europeu de 2010.

A partida deste sábado foi marcada pelo grande confronto entre Katarina Bulatovic, de Montenegro, e Linn Jorum Sulland, da Noruega. Elas comandaram suas equipes, marcaram dez gols cada uma, mas no final Sulland teve motivos para comemorar.

Na decisão do bronze, a Espanha derrotou a Coreia do Sul por 31 a 29 e conquistou sua primeira medalha no handebol feminino na história da Olimpíada. A artilheira do confronto, no entanto, foi a coreana Han Na Gwon, com sete gols.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.