Pequim promete melhorar qualidade do ar para Jogos de 2022

Capital chinesa é candidata para sediar a competição de inverno

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Os membros da candidatura de Pequim aos Jogos de Inverno de 2022 garantiram nesta quarta-feira que o conhecido problema de poluição na capital da China estará amenizado a tempo da Olimpíada. O vice-presidente do comitê de candidatura, Zhang Jiandong, disse que a qualidade do ar em áreas rurais para as competições de esqui já estão muito bons. O problema, segundo ele, está na área urbana de Pequim, onde ficará a Vila dos Atletas, além das arenas indoor de patinação, hóquei e curling. Zhang disse que o centro urbano de Pequim deve ter uma redução de 25% na poluição, através de um plano de cinco anos, iniciado em 2013, de fechamento de usinas de energia movidas a carvão e outros grandes poluidores. "Tudo somado, temos a confiança na capacidade das medidas adequadas para melhorar constantemente a qualidade do ar em Pequim", afirmou Zhang. Em 2017, Pequim terá reduzido a quantidade de carvão queimado na cidade a 10 milhões de toneladas, em comparação com as 23 milhões de toneladas de 2013, disse Zhang. O governo da cidade de Pequim está gastando 48 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 24,3 bilhões) no esforço para combater a poluição e planeja fechar mais 200 fábricas altamente poluentes este ano, além de 400 que foram fechadas em 2014, explicou Zhang.

Autoridades prometem melhorar o ar e reduzir a poluição na área urbana dePequim em 25% Foto: AP

PUBLICIDADE

No segundo dia de uma viagem de inspeção de cinco dias, os membros do comitê de avaliaçãO do COI visitaram Yanqing, onde os eventos do esqui alpino e do skeleton seriam realizados. 

Juntamente com a poluição, Pequim tenta atenuar as preocupações sobre a falta de neve natural e os cerca de 200 quilômetros de distância entre algumas instalações - para isso, já foram iniciados os trabalhos de instalação de uma linha ferroviária de alta velocidade que vai reduzir o tempo de viagem aos subúrbios do norte de Pequim para apenas 50 minutos.

Os inspetores do COI realizaram em fevereiro uma visita a Almaty, outra cidade que deseja sediar a Olimpíada de Inverno de 2022. O comitê escolherá a sede do evento no dia 31 de julho, em Kuala Lumpur, na Malásia. Pequim tenta se tornar a primeira cidade a organizar Jogos de Inverno e de Verão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.