Primeira participação brasileira na ginástica foi nos Jogos de Moscou

Apenas dois atletas da modalidade fizeram parte da delegação: João Luiz Ribeiro e Cláudia Magalhães

ROSE SACONI, O Estado de S.Paulo

07 Agosto 2012 | 03h08

23.7.1980

Arthur Zanetti ganhou o ouro 32 anos depois da primeira participação do Brasil na ginástica em Olimpíada. Nos Jogos de Moscou, em 1980, apenas dois atletas da modalidade fizeram parte da delegação brasileira na então União Soviética: João Luiz Ribeiro e Cláudia Magalhães.

"Apesar da criação da Loteria Esportiva no início dos anos 70, e de algumas tentativas de novos recursos, o esporte amador do Brasil continua pobre e com poucas perspectivas", escreveu o Estado quatro meses antes do início da Olimpíada. "Medalhas ainda são ilusão do pobre esporte do Brasil", destacou o jornal.

O paulista João Luiz Ribeiro terminou sua participação na competição em 64.º lugar na classificação geral. Embora bem distante de um lugar no pódio, o atleta considerou um bom resultado para as condições que os ginastas brasileiros tinham para se preparar. "Precisávamos ter no Brasil pelo menos um dos cinco ginásios que tive à disposição para treinar aqui em Moscou. Não é para reclamar não, é só para mostrar a desigualdade", lamentou.

Na época, João Luiz enfrentava muitas dificuldades para treinar. Mesmo assim, nunca deixou de acreditar no esporte e no potencial dos brasileiros. Tinha certeza de que um dia o Brasil chegaria aos primeiros lugares do ranking mundial. "Os outros não são em nada diferentes de nós. O que cria a diferença nas competições são as facilidades que eles têm para estudar, treinar e viver disso, sem maiores preocupações", desabafou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.