1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Resumo esportivo: Brasileirão é marcado por atos antirracismo

E mais: Cruzeiro abre oito pontos na liderança, Ibrahimovic faz três e a dupla Ricardo/Emanuel volta às areias com ouro em Vitória

Em rodada não muito favorável para os times paulistas, o Cruzeiro abriu oito pontos de vantagem na liderança do Brasileirão. Palmeiras e Santos foram derrotados por Internacional e Botafogo, respectivamente, enquanto o Corinthians empatou com o Fluminense e o São Paulo com o Figueirense. Jogadores e torcedores fizeram atos contra o racismo nos estádios. O Brasil começou a Copa do Mundo de Basquete batendo França e Irã. Marc Márquez somou a 11ª vitória na MotoGP e Will Power fechou a temporada da Fórmula Indy como campeão. Confira os principais eventos esportivos do fim de semana.

PALMEIRAS

Quatro dias de completar 100 anos de vida, o Palmeiras voltou a decepcionar no Campeonato Brasileiro e foi derrotado pelo Internacional por 1 a 0. Marcado pelo ex-corintiano Jorge Henrique, o gol solitário colocou o time colorado na vice-liderança da competição e empurrou os paulistas de volta para a zona do rebaixamento.

Palmeiras pode terminar a rodada na lanterna do Brasileirão
Palmeiras pode terminar a rodada na lanterna do Brasileirão

SÃO PAULO

Jogando em Florianópolis, o São Paulo saiu atrás no marcador, mas conseguiu o empate com pênalti convertido por Rogério Ceni na etapa final. No fim do jogo, o recém-contratado Michel Bastos foi expulso após uma disputa de bola com Leandro Silva.

São Paulo está nove pontos atrás do líder Cruzeiro
São Paulo está nove pontos atrás do líder Cruzeiro

CORINTHIANS

O Corinthians chegou ao terceiro jogo consecutivo sem vitória neste domingo e se afasta ainda mais do líder Cruzeiro. Jogando em casa, os cariocas saíram na frente em cobrança convertida pelo atacante Fred, mas Romarinho igualou o placar.

Romarinho marca e evita derrota do Corinthians
Romarinho marca e evita derrota do Corinthians

SANTOS

Antes do início da partida, jogadores de Santos e Botafogo entraram com faixas em campo em apoio ao goleiro Aranha, vítima de insultos racistas na última quinta-feira, em duelo contra o Grêmio. Com a bola rolando, o Santos voltou a mostrar sua irregularidade e foi derrotado pelo time carioca por 1 a 0.

Aranha foi vítima de racismo na Arena Grêmio nesta semana
Aranha foi vítima de racismo na Arena Grêmio nesta semana

OUTROS JOGOS

Em um jogo de seis gols, o Cruzeiro bateu a Chapecoense por 4 a 2 e tem oito pontos de vantagem para o segundo colocado. Beneficiado pelos tropeços dos concorrentes, incluindo o Atlético-MG, que empatou sem gols com o Coritiba, o Sport chegou a 28 pontos após vencer o Criciúma por 2 a 0 e está a apenas 4 pontos do G-4. O Goiás encerrou uma série de seis jogos sem vitória diante do Atlético-PR, enquanto Grêmio e Flamengo bateram Bahia e Vitória respectivamente.

A 18ª rodada do Brasileirão
Divulgação/SCI

No sábado, o Palmeiras acumulou mais um revés e o algoz da vez foi o Inter, que venceu por 1 a 0 com gol de Jorge Henrique

RACISMO

Após o ato racista contra o goleiro Aranha, do Santos, em partida da Copa do Brasil, na Arena Grêmio, a rodada do Brasileirão foi marcada por atos dos clubes repudiando o racismo. Jogadores de Grêmio e Bahia entraram juntos em campo com uma faixa. Torcedores do Botafogo levaram cartazes ao Maracanã apoiando o santista, que foi seu adversário no domingo. Também na partida entre Corinthians e Fluminense, em Itaquera, foi possível ver manifestações do tipo nas arquibancadas.

Torcedores manifestam apoio ao goleiro Aranha
Torcedores manifestam apoio ao goleiro Aranha

CAMPEONATO ALEMÃO

Ainda na sexta-feira, o Borussia Dortmund já tinha dado início à segunda rodada do Campeonato Alemão com vitória sobre o Augsburg, mas o destaque ficou com o Bayer Leverkusen, líder com 100% de aproveitamento, que bateu o Hertha Berlim por 4 a 2. Na estreia de Xabi Alonso, o Bayern de Munique apenas empatou com o Schalke 04 em 1 a 1.

Augsburg 2 x 3 Borussia Dortmund

Bayer Leverkusen 4 x 2 Hertha Berlim

Sttutgart 0 x 2 Colônia

Werder Bremen 1 x 1 Hoffenheim

Hamburgo 0 x 3 Paderborn

Wolfsburg 2 x 2 Eintracht Frankfurt

Schalke 04 1 x 1 Bayern de Munique

Mainz 0 x 0 Hannover

Freiburg 0 x 0 Borussia Mönchengladbach

Leverkusen esteve atrás no placar por duas vezes
Leverkusen esteve atrás no placar por duas vezes
" STYLE="FLOAT: LEFT; MARGIN: 10PX 10PX 10PX 0PX;

CAMPEONATO ESPANHOL

Recém-chegado ao Barcelona, o atacante Sandro Ramírez, de 19 anos, garantiu a vitória da equipe catalã por 1 a 0, contra o Villarreal. Neymar fez sua primeira partida oficial após fraturar da vértebra durante a Copa do Mundo. Sem Cristiano Ronaldo, o Real Madrid abriu o placar por 2 a 0, mas cedeu a uma virada espetacular do Real Sociedade, que fechou a partida em 4 a 2.

Getafe 1 x 0 Almería

Valencia 3 x 0 Málaga

Córdoba 1 x 1 Celta de Vigo

Athletic Bilbao 3 x 0 Levante

Atlético de Madrid 2 x 1 Eibar

Espanyol 1 x 2 Sevilla

Villarreal 0 x 1 Barcelona

Real Sociedad 4 x 2 Real Madrid

Deportivo La Coruña 2 x 2 Rayo Vallecano

Elche 1 x 1 Granada

Neymar comemora com Sandro Ramírez o gol do Barcelona
Neymar comemora com Sandro Ramírez o gol do Barcelona

CAMPEONATO INGLÊS

Com 100% de aproveitamento, o Chelsea se mantém na liderança do Campeonato Inglês por saldo de gols, seguido pelo Swansea, também invicto. Atual campeão, o Manchester City tropeçou diante do Stoke City, perdendo por 1 a 0. Já o Liverpool se recuperou ao fazer 3 a 0 no Tottenham, em jogo que marcou a estreia de Mario Balotelli. Manchester United ficou no empate sem gols contra o Burnley, na primeira partida do argentino Di María.

Manchester City 0 x 1 Stoke City

Newcastle 3 x 3 Crystal Palace

Quens Park Rangers 1 x 0 Sunderland

Swansea 3 x 0 West Bromwich

West Ham 1 x 3 Southampton

Everton 3 x 6 Chelsea

Aston Villa 2 x 1 Hull City

Tottenham 0 x 3 Liverpool

Leicester 1 x 1 Arsenal

Burnley 0 x 0 Manchester United

Gerrard marcou, de pênalti, o segundo gol do Liverpool na vitória por 3 a 0
Gerrard marcou, de pênalti, o segundo gol do Liverpool na vitória por 3 a 0

CAMPEONATO ITALIANO

Na estreia do Campeonato Italiano, a Juventus, campeã na última temporada com incríveis 102 pontos, bateu o Chievo por 1 a 0. O brasileiro Alex fez um gol contra na rodada, mas não comprometeu a vitória do Milan sobre a Lazio por 3 a 1, com gols de Honda, Muntari e Ménez.

Chievo 0 x 1 Juventus

Roma 2 x 0 Fiorentina

Milan 3 x 1 Lazio

Atalanta 0 x 0 Hellas Verona

Cesena 1 x 0 Parma

Genoa 1 x 2 Napoli

Palermo 1 x 1 Sampdoria

Sassuolo 1 x 1 Cagliari

Torino 0 x 0 Inter de Milão

Udinese 2 x 0 Empoli

Atual tricampeã, Juventus comemora vitória contra o Chievo
Atual tricampeã, Juventus comemora vitória contra o Chievo

CAMPEONATO FRANCÊS

Recuperado de uma lesão nas costas, o craque sueco Zlatan Ibrahimovic voltou ao Paris Saint-Germain com estilo, marcando três dos cinco gols da equipe na vitória diante do Saint-Étienne. O goleiro Ruffier abriu o placar com gol contra bizarro e Cavani também deixou o seu. Com 10 pontos, o Bordeaux é líder do Campeonato Francês e o PSG é vice, com dois a menos.

Olympique de Marselha 1 x 0 Nice

Monaco 1 x 1 Lille

Caen 0 x 1 Rennes

Lens 4 x 2 Reims

Lorient 4 x 0 Guingamp

Nantes 1 x 0 Montpellier

Toulouse 1 x 0 Évian

Bordeaux 1 x 1 Bastia

Metz 2 x 1 Lyon

PSG 5 x 0 Saint-Étienne

Ibrahimovic voltou de lesão marcando três gols contra o Saint-Ettiéne
Ibrahimovic voltou de lesão marcando três gols contra o Saint-Ettiéne

TÊNIS 

Último Grand Slam do ano, o US Open iniciou a segunda semana com show dos principais jogadores e poucas surpresas. Roger Federer foi surpreendido no primeiro set, mas virou contra o espanhol Marcel Granollers, por 4/6, 6/1, 6/1 e 6/1. Ex-número 1 do mundo, Caroline Wozniacki derrotou a russa Maria Sharapova em três sets. A dinamarquesa fez 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6 e 6/2, mesmo atravessando fase bem pior do que o de sua adversária no circuito profissional. A canadense Eugenie Bouchard sofreu, mas conseguiu avançar às oitavas de final contra a checa Barbora Zahlavova Strycova, 31ª colocada no ranking da WTA. Já nas duplas, Marcelo Melo e Bruno Soares avançaram com seus companheiros à próxima fase.

Federer perdeu o primeiro set na competição
Federer perdeu o primeiro set na competição

BASQUETE

O Brasil começou bem o Mundial de Basquete disputado em Granada, na Espanha, com duas vitórias neste fim de semana. Antes de vencer com muita tranquilidade a seleção iraniana, por 79 a 50, neste domingo, o time comandado por Rubén Magnano passou aperto na estreia, contra a França, em jogo ganho por apenas dois pontos de diferença, depois de notável recuperação de um primeiro tempo vacilante e falhas de pontaria. A equipe volta à quadra nesta segunda para encontro com a Espanha, às 17h.

Brasil vence na estreia do Mundial
Jorge Guerrero/AFP

O Brasil estreou no Mundial de Basquete contra a seleção da França, atual campeã europeia

VÔLEI DE PRAIA

Uma das duplas de maior sucesso na história do vôlei de praia, Ricardo e Emanuel decidiram retomar a parceria há duas semanas. E logo no primeiro torneio atuando juntos, os dois foram campeões. Neste domingo, eles venceram a etapa de Vitória do Circuito Brasileiro, após derrotarem na decisão na decisão Hevaldo e Bruno por 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/18 e 16/14.

Ricardo e Emanuel conquistaram o ouro na etapa de Vitória do circuito
Ricardo e Emanuel conquistaram o ouro na etapa de Vitória do circuito

FÓRMULA INDY

O fim de semana marcou o encerramento da temporada da Fórmula Indy, que consagrou Will Power campeão. Apesar de ficar com o posto após três vices consecutivos, quem ganhou a etapa de Fontana foi Tony Kanaan, em seu único triunfo na Ganassi em 2014. 

Power supera adversários e fatura título após três vices
Power supera adversários e fatura título após três vices

MOTOGP

Na MotoGP, nenhuma surpresa: depois de perder pela primeira vez no ano, na República Dominicana, Marc Marquéz voltou a vencer, agora em Silverstone, completando 11 primeiros lugares em 12 corridas realizadas na temporada 2014 e abrindo 89 pontos de vantagem na liderança, em relação ao segundo colocado Dani Pedrosa.

Márquez agora tem 89 pontos de vantagem na liderança do campeonato
Márquez agora tem 89 pontos de vantagem na liderança do campeonato

JUDÔ

O Brasil terminou o Mundial de Judô de Chelyabinsk, na Rússia, com quatro medalhas. Érika Miranda (até 52kg) e Rafael Silva, o Baby (mais de 100kg), ficaram com o bronze. Maria Suelen Altheman levou a prata na categoria mais de 78kg. Mayra Aguiar foi ao lugar mais alto do pódio na categoria até 78kg e deu o ouro para o Brasil. O Japão, com quatro ouros, e a França, com dois, lideraram o quadro de medalhas geral.

Mayra Aguiar levou o único ouro do Brasil no Mundial de Judô da Rússia
Mayra Aguiar levou o único ouro do Brasil no Mundial de Judô da Rússia