1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Rodrigo Pessoa é bronze no Athina Onassis na França

AE - Agência Estado

07 Junho 2014 | 15h 44

Depois de seis edições no Brasil, sendo duas em São Paulo e quatro no Rio, o Athina Onassis Horse Show, organizado pela bilionária grega e seu marido, o brasileiro Doda Miranda, foi realizado pela primeira vez na França, neste fim de semana. E na prova principal do evento, Rodrigo Pessoa foi ao pódio para receber a medalha de bronze e um prêmio de 45 mil euros.

O Athina Onassis, que chegou a ser o principal evento de hipismo no Brasil, teve sua edição de 2013 cancelada depois de ser transferido para Deodoro. Na época, a organização do evento alegou "insegurança causada pelas dificuldades no cumprimento" das obras no Centro Nacional de Hipismo de Deodoro.

Em julho do ano passado, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) acionou a prefeitura do Rio e o governo estadual fluminense pelo repasse de quase R$ 10 milhões para a realização do evento entre 2009 e 2011 no Rio. Só depois disso é que o Athina anunciou o cancelamento do evento de 2013.

Para este ano, a organização acertou com Saint Tropez, um dos mais badalados balneários da Europa, localizado na França. A data escolhida, porém, coincidiu com a etapa de Xangai (China) do Global Champions Tour, principal circuito mundial do hipismo.

A prova principal do Athina Onassis aconteceu neste sábado. Denominado Grand Prix, com obstáculos de 1,60m, foi vencido pelo veterano francês Patrice Delaveau. A prata fico com Nicola Philippaerts (Bélgica), enquanto Rodrigo Pessoa, montando Status, ficou em terceiro. Os três zeraram o percurso final, sendo o título definido pelo cronômetro.

Anfitrião, Doda ficou em sétimo com AD Nouvelle Europe Z, enquanto Eduardo Menezes (Quintol) foi nono e Marlon Modolo Zanotelli (AD Clouwni) acabou em 10.º. A própria Othina foi 14.ª colocada.