Andy Rain/EFE
Andy Rain/EFE

Serena e Venus faturam tri olímpico nas duplas do tênis de Londres

Irmãs derrotaram as checas Andrea e Lucie Hradecka por 2 sets a 0 e ficam com o ouro

AE, Agência Estado

05 Agosto 2012 | 10h34

LONDRES - As irmãs Serena e Venus Williams faturaram neste domingo um histórico tricampeonato olímpico ao conquistarem neste domingo o título do torneio de duplas femininas dos Jogos de Londres. As tenistas norte-americanas venceram na final as checas Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka por 2 sets a 0, com duplo 6/4, e assim voltarão juntas ao topo do pódio depois de terem sido campeãs em Sydney/2000 e em Pequim/2008.

Serena ganhou o seu segundo ouro em Londres depois de ter garantido o primeiro em grande estilo no último sábado, quando arrasou a russa Maria Sharapova na final do torneio de simples feminino da Olimpíada.

Para alcançar o ouro mais uma vez em uma Olimpíada, Serena e Venus voltaram a exibir eficiência em quadra. Com uma quebra de serviço em cada set e sem oferecer nenhum break point a Hlavackova e Hradecka, as norte-americanas asseguraram a vantagem mínima de dois games em cada set. Juntas, elas fizeram ainda seis aces e 35 winners, fato que as permitiu cometer 12 erros não-forçados, contra 11 das checas.

O triunfo acabou coroando a ótima campanha de Serena e Venus, que não perderam nenhum set nesta edição da Olimpíada de Londres. O mesmo ocorreu com Serena no torneio de simples, dominado de forma arrasadora pela atual tenista número 4 do ranking mundial.

Esse ouro nas duplas foi mais um feito expressivo de Serena, que ao triunfar em simples se tornou a segunda tenista a completar o Golden Slam do tênis, se igualando à alemã Steffi Graf como únicas a terem vencido os títulos dos quatro torneios de Grand Slam do circuito profissional e também o de uma Olimpíada.

Serena, por sinal, comemorou o seu terceiro título seguido em Wimbledon, cujo Grand Slam conta com o complexo de quadras de grama que é palco do torneio olímpico do tênis em Londres. Ela faturou o título do Grand Slam no início do mês passado.

Venus, por sua vez, agora acumula quatro ouros olímpicos, depois de ter sido campeã de duplas e simples em Sydney e oito anos mais tarde apenas de duplas em Pequim. A irmã mais velha das Williams também se tornou a segunda tenista da história a ganhar medalha em três edições diferentes dos Jogos, igualando o feito obtido pela espanhola Conchita Martínez, que levou pratas em Barcelona/1992 e Atenas/2004, além de um bronze em Atlanta/1996.

Juntas, as irmãs Williams ainda se tornaram a segunda dupla feminina a ganhar o ouro em duas olimpíadas consecutivas, algo que apenas as suas compatriotas Gigi Fernández e Mary Joe Fernández haviam conseguido anteriormente, com os triunfos em Barcelona/1992 e Atlanta/1996.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.