Marcos Arcoverde/Estadão
Marcos Arcoverde/Estadão

Manifestantes gritam 'fora Temer' na inauguração da Casa Brasil

Principal reclamação era a saúde pública e o excesso de gastos com os Jogos

Luciana Nunes Leal, O Estado de S.Paulo

04 Agosto 2016 | 15h01

Um pequeno grupo de manifestantes aproveitou a presença de ministros e outras autoridades na inauguração da Casa Brasil, montada pelo governo federal para divulgar o País durante a Olimpíada, para protestar contra a precariedade na saúde e os gastos excessivos com a organização dos Jogos, no Boulevard Olímpico, área de lazer localizado na Praça Mauá, no centro do Rio.

"Sabíamos da agenda dos ministros e viemos. O ministro da Cultura, Marcelo Calero, passou aqui na saída e fomos atrás dele até o MAR (Museu de Arte do Rio). Ele não esperava, porque o ambiente aqui está receptivo para eles", disse a assistente social Amanda Frazão, do Movimento Ocupa SUS.

"Somos trabalhadores, estudantes e usuários organizados para denunciar o estado da saúde pública", afirmou Amanda, que espera repetir o protesto diante do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que participou de um seminário na Casa Brasil, depois da inauguração.

Os manifestantes levavam faixas com a inscrição "fora Temer" e reforçaram as palavras de ordem com um pandeiro e um tambor durante a manifestação realizada nesta quinta-feira.

Dois protestos principais estão marcados para esta sexta feira, dia da abertura dos Jogos Olímpicos: às 11 horas na Praia de Copacabana (zona sul) e às 14h na Praça Saens Peña, na Tijuca (zona norte).

Depois da inauguração da Casa Brasil, o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse em entrevista que manifestantes contra a organização da Olimpíada "jogam contra o Brasil". "Tenho dúvida se (o protesto) de fato acontecerá. Se acontecer, cada um que se prepare para arcar, sob o ponto de vista político, sob o ponto de vista da sua consciência e de seu compromisso com os brasileiros de hoje e de amanhã, (com a consequência) por esse gesto", disse o ministro.

PARTICIPE

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos do Rio? Adicione o número (11) 99371-2832 aos seus contatos, mande um WhatsApp para nós e passe a receber as principais notícias e informações sobre o maior evento esportivo do mundo através do aplicativo. Faça parte do time "Estadão Rio-2016" e convide seus amigos para participar também!

Encontrou algum erro? Entre em contato

0 Comentários

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.