Divulgação
Divulgação

Mascotes do Rio 2016 recebem os nomes Vinícius e Tom

Nomes anunciados recebem 44% dos 323.327 votos em eleição online; escolha homenageia Vinicius de Moraes e Tom Jobim

Marcio Dolzan, O Estado de S. Paulo

14 Dezembro 2014 | 23h36

Apresentados no mês passado, as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 tiveram seus nomes anunciados no fim da noite desse domingo. O mascote olímpico, inspirado na fauna do País, se chamará Vinícius, enquanto o paraolímpico, que homenageia a flora brasileira, se chamará Tom.

O anúncio dos nomes das mascotes foi feito no programa Fantástico, da Rede Globo. Os nomes foram eleitos a partir de votação popular, pela internet e em totens instalados em diversos locais. Vinícius e Tom receberam 44% dos votos. Já Oba e Eba haviam sido a opção de 38% dos participantes. Tiba Tuque e Esquindim, a terceira opção de nomes, tiveram 18% da preferência do público.

Os nomes Vinícius e Tom são uma homenagem a dois grandes nomes da música popular brasileira. A mascote da Olimpíada representa a diversidade dos animais do País - tem a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza dos pássaros. Assim como a mascote da Paralimpíada, que é uma mistura da flora brasileira e tem uma cabelereira de folhagens tropicais, mora na Floresta da Tijuca.

Para chegar às personagens, o Comitê Rio 2016 fez uma concorrência para o mercado nacional. O vencedor foi a Birdo Produções, de São Paulo, que assina o projeto, e contou com a chancela de um júri de 14 pessoas e dos diretores do Festival Anima Mundial.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.