No último dia da Olimpíada, estatal faz campanha e 'justifica' patrocínio
Governo foi responsável por garantir R$ 25 milhões para realização dos Jogos
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Por Jamil Chade
Atualização:
O plano de injeção de recursos federais para resgatar a Olimpíada já começou. Na cerimônia de encerramento dos Jogos, no último domingo, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) projetou no campo do Maracanã imagens de sua campanha de promoção no mercado internacional.
Foram apenas alguns minutos, mas o suficiente para justificar o patrocínio que a agência deu ao Comitê Rio-2016. No Maracanã, a projeção mostrava a campanha "Be Brazil" (Seja Brasil, em inglês), conseguindo fazer parte do tema da festa, sem que fosse dado conta de que se tratava de uma publicidade estatal.
Cerimônia encerra Jogos do Rio
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Fim da Rio-2016
Assim como na abertura, o Maracanã recebeu a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio. Foto: Yasuyoshi Chiva/AFP
Fim da Rio-2016
Para marcar a contagem regressiva para o início da abertura, foi feita uma referência a Santos Dumont. Foto: Fabrizio Bensch/Reuters
Fim da Rio-2016
Dançarinos formaram imagens características do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e os Arcos da Lapa. Foto: Fabrizio Bensch/Reuters
Fim da Rio-2016
Aros Olímpicos foram formados por dançarinos que representaram a fauna brasileira. Foto: Fabrizio Bensch/Reuters
Fim da Rio-2016
Crianças cantaram o Hino Nacional Brasileiro e representaram as estrelas de cada federação na bandeira brasileira projetada no solo. Foto: Michael Reynolds/EFE
Fim da Rio-2016
A cantora Julia Michaels e o DJ Kygo participaram da abertura ao fazerem a performance que introduziu o novo canal olímpico da internet do COI. Foto: Stoyan Nenov/Reuters
Fim da Rio-2016
O cantor Martinho da Vila participou da cerimônia e cantou "Carinhoso". Foto: Natacha Pisarenko/AP
Fim da Rio-2016
Lenine foi outro cantor que participou da cerimônia de encerramento dos Jogos do Rio. Foto: Fabrice Coffrini/AFP
Fim da Rio-2016
Como de costume, o pódio da maratona masculina foi feito durante a cerimônia de encerramento. O queniano Eliud Kipchoge ficou com o ouro, o etíope Fey... Foto: Fabrice Coffrini/AFPMais
Fim da Rio-2016
A cultura africana foi mostrada em uma das apresentaçõesda cerimônia de encerramento. Foto: Luis Acosta/AFP
Fim da Rio-2016
A russa Yelena Isinbayeva, mais nova integrante da Comissão de Atletas do COI, esteve presente na cerimônia de encerramento no Maracanã. Como o atleti... Foto: Luis Acosta/AFPMais
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Seguindo o protocolo, o prefeito do Rio Eduardo Paes entregou a bandeira olímpica ao presidente do COI Thomas Bach, que entregou o símbolo à prefeita ... Foto: Philippe Lopez/AFPMais
Fim da Rio-2016
Assim como o Brasil em Londres, o Japão fez uma pequena apresentação, de 12 minutos, no Maracanã, preparando o público para os Jogos de Tóquio-2020. Foto: Dean Lewins/EFE
Fim da Rio-2016
O primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, participou da apresentação de Tóquio-2020 como o personagem Mario. Foto: Stoyan Nenov/Reuters
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A pira olímpica, projetada por Anthony Howe, foi apagada após uma música cantada por Mariana de Castro. Foto: Manan Batsyayana/AFP
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Um carro alegórico e passistas transformaram o chão do Maracanã em um carnaval na cerimônia de encerramento. Foto: Martin Bernetti/AFP
Fim da Rio-2016
A modelo Izabel Goulart e o gari Renato Sorriso se apresentaram durante a cerimônia. Foto: Manan Vatsyayana/AFP
Fim da Rio-2016
No fim da cerimônia, atletas se juntaram aos dançarinos no Maracanã. Foto: Antonin Thuillier/AFP
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Além disso, nesta segunda-feira no Rio, a agência e o Ministério das Relações Exteriores lançam a nova estratégia de promoção das exportações e de atração de investimentos estrangeiros. O evento contará com a presença do ministro de Relações Exteriores, José Serra, do presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, e de outras autoridades do governo federal.
Na semana passada, o governo de Michel Temer anunciou que, junto com a prefeitura do Rio, daria R$250 milhões para garantir a realização dos eventos. Mas a chegada dos recursos passará por uma cuidadosa arquitetura. O Comitê Rio-2016 não quer o recebimento de dinheiro em espécie, evitando assim ter de prestar contas. Com patrocínios, portanto, a promessa de que não haveria dinheiro público seria oficialmente mantida. A Apex explicou que queria uma participação desde o início dos Jogos. Mas isso não ocorreu por conta de obstáculos legais.
O Ministério Público Federal suspeita que o Comitê Rio-2016 tentou dissimular recursos públicos em suas contas, fechando um acordo de patrocínio com a Apex dias antes do início dos Jogos. A suspeita dos procuradores é de que o contrato não seria de patrocínio, mas apenas um mecanismo para garantir dinheiro público no evento, o que estaria banido pela Justiça.
O dinheiro acordado numa primeira parcela seria de R$ 30 milhões. Mas a suspeita é de que a verba seria usada sem qualquer contrapartida real para a Apex. Com patrocínio, o Comitê Rio-2016 não precisaria ter suas contas avaliadas pelo Tribunal de Contas da União. Mas, se o contrato é apenas uma forma de dissimular novos recursos, isso implicaria maior fiscalização.
O contrato com a Apex foi fechado no dia 4 de agosto e supostamente para ter a agência estatal explorando sua marca na abertura dos Jogos. O MP suspeita de que não houve sequer tempo para garantir essa exploração. "Se houve essa simulação de contratos, poderia ser uma improbidade administrativa ", disse o procurador federal Leandro Mitidieri, que afirma não ter garantias de que outros contratos com estatais não estejam sendo desenhados da mesma forma.