1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Angelique Kerber supera batalha, elimina Sharapova e avança

AE - Agência Estado

01 Julho 2014 | 12h 29

Tenista alemã desbancou a atual campeã de Roland Garros, numa partida de quase três horas, por 2 sets a 0 em Wimbledon

Em um grande jogo realizado nesta terça-feira, Angelique Kerber desbancou o favoritismo de Maria Sharapova e avançou às quartas de final de Wimbledon. A tenista alemã superou a russa por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/4), 4/6 e 6/4, após uma batalha de duas horas e 37 minutos em Londres.

Nona cabeça de chave do Grand Slam inglês, Kerber encarou uma rival que vendeu muito caro a derrota, pois salvou nada menos do que seis match points e só foi sucumbir no sétimo. E, ao despachar a atua campeã de Roland Garros, a tenista alemã poderá lutar por uma vaga na semifinal em confronto diante da canadense Eugenie Bouchard, que na última segunda-feira venceu a francesa Alize Cornet por 2 sets a 0, com 7/6 (7/5) e 7/5.

Ben Curtis/AP
Kerber desbancou a favorita Sharapova em quase três horas de jogo

Essa foi apenas a segunda vitória de Kerber em seis duelos com Sharapova, que despontava como favorita ao título principalmente após a eliminação precoce de Serena Williams nesta edição de Wimbledon. Ela só havia levado a melhor sobre a russa anteriormente no Torneio de Paris de 2012, mesmo ano em que foi superada por três vezes pela adversária.

E, nesta terça, Kerber triunfou em uma partida muito igual. Cada tenista conseguiu quatro quebras de saque no duelo, sendo que a russa acabou pagando carro pela sua grande agressividade. Embora tenha acumulado 57 winners, contra 27 da alemã, contabilizou 49 erros não-forçados, contra apenas 11 de sua adversária.

No último set, Sharapova chegou a estar perdendo de 4 a 1, mas reagiu e sacou para empatar o jogo no décimo game. Entretanto, pressionada, não conseguiu sustentar o serviço e deu adeus ao torneio que só conseguiu conquistar uma única vez, em 2004, então como uma surpresa de 17 anos de idade.

Em outro duelo disputado nesta terça, a romena Simona Halep confirmou a sua condição de terceira cabeça de chave com autoridade para ir às quartas de final de Wimbledon. Ela arrasou a casaque Zarina Diyas por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/0, e terá como próxima rival a alemã Sabine Lisicki, que passou por outra casaque, Yaroslava Shvedova, por 2 sets a 1, com 6/3, 3/6 e 6/4.

NA SEMIFINAL

Em confronto válido já pelas quartas de final nesta terça-feira, a checa Lucie Safarova derrotou a russa Ekaterina Makarova por 2 sets a 0, com 6/3 e 6/1, e se garantiu na semifinal. A sua próxima adversária sairá do duelo entre as também checas Petra Kvitova e Barbora Zahlavova Strycova.