1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Victoria Azarenka encerra o jejum e é campeã em Brisbane

- Atualizado: 09 Janeiro 2016 | 11h 32

Bielorrussa ficou mais de dois anos e sete meses sem conquistas 

Victoria Azarenka já foi considerada um dos grandes nomes do Circuito Mundial, líder do ranking durante boa parte de 2012 e no início de 2013. Desde então, acumulava um longo jejum de títulos. Foram dois anos e sete meses sem levantar uma taça, mas o jejum finalmente chegou ao fim. Neste sábado, a bielo-russa faturou o título do Torneio de Brisbane ao vencer a alemã Angelique Kerber por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1, na Austrália.

A última conquista da Azarenka, atual 22.ª colocada do ranking mundial, havia sido obtido em agosto de 2013, em Cincinnati (EUA). Depois, ela acumulou lesões e, em má fase, chegou à 50.ª posição da lista da Associação das Tenistas Profissionais (WTA). Na nova temporada, entretanto, ela parece disposta a voltar ao topo.

Em Brisbane, jogou cinco partidas e perdeu apenas 17 games, igualando um recorde que pertencia a Serena Williams. Agora, Azarenka tem 18 títulos no circuito, sendo cinco conquistados na Austrália. A bielo-russa venceu a primeira edição do Torneio de Brisbane, em 2009, ganhou Sydney e o Aberto da Austrália em 2012, e repetiu a vitória no Grand Slam na temporada seguinte.

Azarenka agradece aos céus ao ganhar de Kerber e encerrar o jejum sem conquistas

Azarenka agradece aos céus ao ganhar de Kerber e encerrar o jejum sem conquistas

Desta vez, ela foi favorecida pela condição física de suas principais rivais pelo título. A número 2 do mundo, a romena Simona Halep, e a campeã de 2015, a russa Maria Sharapova, desistiram do torneio antes da estreia. A número 3, a espanhola Garbine Muguruza, abandonou na primeira partida.

Na final, Azarenka encarou a segunda cabeça de chave, a alemã Kerber, quarta do mundo. Jogando com objetividade, a bielo-russa acertou 25 winners, teve apenas nove erros não-forçados, e não deu a menor chance para a rival. Só no segundo set foram três quebras para conquistar o título.

CHINA

Também a polonesa Agnieszka Radwanska chegou neste sábado ao seu 18.º título na carreira. Agora quarta colocada do ranking, a polonesa teve uma vitória confortável sobre a norte-americana Alison Riske (97.ª do mundo), por 2 a 0 (6/3 e 6/2) para ganhar o título do Torneio de Shenzhen, também preparatório para o Aberto da Austrália, disputado na China.

Diferente de Azarenka, entretanto, Radwanska só manteve o embalo do seu bom fim de temporada em 2015, quando foi campeã em Tóquio, Tianjin e do WTA Finals. A polonesa deve aparecer no quarto lugar na próxima atualização do ranking, ultrapassando Sharapova, e por isso será cabeça de chave em Melbourne.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em EsportesX