1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Date-Krumm, 43 do mundo, elimina a atual campeã em Birmingham

Agência Estado

12 Junho 2014 | 15h 49

Eslovaca Daniela Hantuchova foi derrotada pela tenista mais velha do circuito profissional por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0

Tenista mais velha do circuito profissional, a japonesa Kimiko Date-Krumm, de 43 anos, venceu nesta quinta-feira a eslovaca Daniela Hantuchova por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0, e garantiu vaga nas quartas de final do Torneio de Birmingham. Assim, a veterana jogadora oriental eliminou a atual campeã da competição inglesa que serve de preparação para Wimbledon, Grand Slam marcado para começar no próximo dia 23.

Hoje apenas a 78ª colocada do ranking mundial, Date-Krumm vinha de duas derrotas seguidas para Hantuchova, atual 31ª tenista da WTA, nos duelos anteriores com a rival. A japonesa havia caído diante da adversária nos torneios de Pattaya e Madri em 2011, depois de ter acumulado três triunfos sobre a eslovaca nos três primeiros confrontos entre as duas.

David Davies/AP
Eslovaca foi derrotada por Date-Krumm, tenista mais velha do circuito profissional

Com a vitória desta quinta, Date-Krumm terá pela frente na próxima fase a australiana Casey Dellacqua, que desbancou o favoritismo de sua compatriota Samantha Stosur, segunda cabeça de chave, ao vencer de virada com parciais de 2/6, 6/2 e 6/2.

Já a sérvia Ana Ivanovic, principal cabeça de chave do torneio inglês, ganhou com autoridade da norte-americana Lauren Davis por duplo 6/1 e também se garantiu na luta por uma das vagas na semifinal. A sua próxima rival será a checa Klara Koukalova, que nesta quinta derrotou a norte-americana Coco Vandeweghe por 2 sets a 1, de virada, com 3/6, 7/6 (7/3) e 6/4.

A norte-americana Sloane Stephens e a belga Kirsten Flipkens também confirmaram a condição de respectivas terceira e quarta pré-classificadas em Birmingham. A primeira delas passou pela sua compatriota Alison Riske por 2 sets a 1, com 7/6 (7/4), 2/6 e 6/1. Já Flipkens derrotou a canadense Aleksandra Wozniak, de virada, com 1/6, 7/5 e 6/4.

Com isso, Stephens medirá forças nas quartas de final com a chinesa Shuai Zhang, que eliminou a checa Petra Cetkovska por 2 sets a 0, com 6/0 e 7/6 (8/6), enquanto Flipkens pegará na próxima fase a checa Barbora Zahlavova Strycova, que superou a húngara Timea Babos por 2 a 1, com 6/2, 0/6 e 6/3.