Tony Ashby/AFP
Tony Ashby/AFP

Federer vence 1º jogo da temporada 2018 e ajuda Suíça a se classificar na Copa Hopman

Suíço não encontra dificuldades para fazer 2 sets a 0 sobre o japonês Yuchi Sugita, com parciais de 6/4 e 6/3

Estadão Conteúdo

30 Dezembro 2017 | 12h51

Roger Federer começou bem a temporada 2018 do tênis. Neste sábado, ainda no penúltimo dia do ano, o número 2 do mundo entrou em quadra pela Copa Hopman para enfrentar o japonês Yuchi Sugita, o 40º colocado no ranking da ATP, e não teve muitos problemas para superá-lo por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3. 

+ Djokovic desiste de mais um torneio preparatório ao Aberto da Austrália

Realizada em Perth, na Austrália, a Copa Hopman é um torneio por equipes mistas. Por isso, Federer voltou à quadra neste sábado ao lado da sua parceira no time da Suíça, Belinda Bencic. Juntos, eles passaram por Sugita e a japonesa Naomi Osaka por 2 sets a 1, com parciais de 2/4, 4/1 e 4/3 (5/1). 

Essa partida teve seus sets disputados em menos games porque a série já estava definida com o triunfo da Suíça, pois, antes, Bencic (74ª colocada no ranking da WTA) havia derrotado Osaka (68ª) por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3. Assim, os suíços triunfaram por 3 a 0 sobre os japoneses pela primeira rodada do Grupo B. 

A Copa Hopman é a única competição que Federer está previsto para disputar antes de defender o seu título do Aberto da Austrália, que começará em 15 de janeiro. E ele voltará a ação pelo torneio na próxima terça-feira, quando a equipe da Suíça terá pela frente a Rússia, representada por Anastasia Pavlyuchenkova e Karen Khachanov. 

Neste sábado, também pela primeira rodada do Grupo B, os russos perderam por 2 a 1 para os Estados Unidos, que venceram os dois jogos de simples. CoCo Vandeweghe, décima colocada no ranking da WTA, passou por Pavlyuchenkova, a número 15 do mundo, por 2 sets a 0, com duplo 6/3. 

Depois, Jack Sock, o número 8 do mudo, venceu o russo Karen Khachanov (45º) por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/3. Os russos se deram melhor no duelo de duplas mistas, por 3/4 (5/7), 4/1 e 4/2. 

O domingo terá apenas um confronto pela Copa Hopman e válido pelo Grupo A. A anfitriã Austrália, com Daria Gavrilova e Thanasi Kokkinakis, enfrentará o Canadá, com Eugenie Bouchard e Vasek Pospisil.

Mais conteúdo sobre:
Roger Federer

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.