Publicidade

Halep culpa desgaste físico por derrota, mas garante deixar Austrália satisfeita

Tenista romena caiu na decisão do Aberto da Austrália para Caroline Wozniacki por 7/6 (7/2), 3/6 e 6/4

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Simona Halep salvou três match points na terceira rodada contra Lauren Davis e outros dois diante de Angelique Kerber nas semifinais do Aberto da Austrália. Mas quando precisou fazê-lo novamente, contra Caroline Wozniacki, na decisão, não conseguiu. Na primeira chance em que a dinamarquesa teve para fechar o jogo neste sábado, a romena errou o golpe, selando a sua derrota por 7/6 (7/2), 3/6 e 6/4.

+ Leia mais notícias sobre tênis

+ Wozniacki bate Halep em final na Austrália, fatura 1º Slam e retoma número 1

+ 'Nunca mais vou ouvir que sou nº 1 sem Grand Slam', diz Wozniacki

Halep estava naturalmente chateada após o jogo, mas depois refletiu sobre sua jornada nas últimas duas semanas e fez um balanço positivo. "Eu ainda posso sorrir. Está tudo bem. Eu chorei, mas agora estou sorrindo", disse.

Halep culpa desgaste físico por derrota na decisão do Aberto da Austrália Foto: Vincent Thian/AP Photo

A romena, de 26 anos, também vai perder a liderança do ranking para Wozniacki na próxima atualização da lista da WTA e caiu nas três finais de Grand Slam na sua carreira - as outras foram em Roland Garros, em 2014, contra Maria Sharapova, e no ano passado, diante de Jelena Ostapenko.

Embora tenha sacado em vantagem de 4/3 no terceiro set da final deste sábado, Halep não se culpou pela derrota. Após passar mais de 11 horas em quadra nas seis partidas que antecederam a decisão em Melbourne, ela culpou o desgaste físico pela derrota.

Publicidade

"O corpo não estava 100%, porque tive muitos jogos longos. Os músculos estavam cansados. Os pés não estavam bons o suficiente. Mas mentalmente eu estava pronta. Eu sinto que posso enfrentar qualquer desafio. Eu posso jogar contra qualquer uma. Eu posso vencer qualquer uma".

Durante a sua participação no Aberto da Austrália, Halep falou diversas vezes sobre sua nova mentalidade e um estilo de jogo mais agressivo que vem adotando. Assim, garantiu que a derrota deste sábado foi diferente das anteriores. Além disso, ela a encarou de outro modo.

"Eu acho que foi tudo diferente", disse, comparando com as finais de Roland Garros. "Eu joguei melhor. Não me movimentei como queria porque não podia. Mas o jogo foi bom. A parte mental estava OK. Então eu penso ter melhorado muito esse torneio. Estou saindo da Austrália com muitos bons pensamentos e muitas coisas positivas porque o que eu fiz essas duas semanas, nunca fiz no passado".

Outras tenistas passaram pela atual situação de Halep. Kim Clijsters perdeu quatro finais de Grand Slam antes de vencer a primeira, enquanto Chris Evert acumulou três vices antes de ser campeã. "Eu quero vencer. Eu ainda estou perdendo e ainda estou esperando. Talvez na quarta terei sorte", concluiu a romena.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.