Nova proteção do cockpit aumenta segurança de pilotos na Fórmula 1
Halo altera desenho e estética dos carros para a temporada 2018 após anos de testes e simulações em laboratórios
Por
Atualização:
A nova temporada da Fórmula 1 terá mais tipos de pneus e menos motores à disposição das equipes e pilotos para o campeonato que terá início neste domingo, com o GP da Austrália, em Melbourne. Mas nenhuma destas mudanças chamará tanto a atenção do público quanto o chamado “Halo”, a proteção instalada sobre o cockpit para aumentar a segurança dos pilotos.
Testada por diversas equipes ao longo de 2017, a proteção enfim se tornará permanente em todos os carros do grid. O dispositivo, que forma um arco sobre a cabeça do piloto, gerou polêmica e resistência desde os seus primeiros esboços. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, e o espanhol Fernando Alonso, da McLaren, aprovaram, enquanto o holandês Max Verstappen, da Red Bull, reclamou.
Atual campeão, o inglês Lewis Hamilton gostou da maior segurança. Porém, criticou o visual dos carros. E disse que o “Halo” deve atrapalhar a identificação dos pilotos por parte do público. “Vai ser meio inútil agora cuidar da pintura dos capacetes”, disse o tetracampeão da Mercedes, referindo-se às constantes mudanças de cores promovidas pelos pilotos da F-1.
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
1 / 10Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
Mercedes tentará perpetura o domínio que exerce na categoria desde 2014 Foto: Matthew Childs/Reuters
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
A equipe italiana Ferrari desafia novamente o poderio da Mercedes Foto: Albert Gea/Reuters
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
Red Bull corre por fora na disputa e aposta em jovem dupla de pilotos Foto: Albert Gea/Reuters
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
Force India tenta surpreender novamente e tirar pontos das favoritas Foto: Albert Gea/Reuters
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
Williams conta com dupla de pilotos jovens para voltar a ser protagonista na temporada Foto: Albert Gea/Reuters
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
Renault mantém equipe de pilotos e espera evoluir na próxima temporada Foto: Albert Gea/Reuters
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
Toro Rosso renova tradição de apostar em jovens e espera melhorar resultados de 2017 Foto: Albert Gea/Reuters
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
A Haas vem equipada com motores Ferrari Foto: Albert Gea/Reuters
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
McLaren renova a batalha para sair das últimas posições do grid Foto: Albert Gea/Reuters
Os carros da temporada 2018 da Fórmula 1
Sauber faz parceria com a Alfa Romeo para melhorar resultados Foto: Albert Gea/Reuters
Outra mudança no carro será o fim da “barbatana” estendida na parte traseira do carro. A organização da F-1 acabou com a brecha no regulamento técnico que permitia este dispositivo, agora ausente.
Mais visualmente, os fãs vão perceber mais duas cores na lista dos pneus fornecidos pela Pirelli. Para este ano, a empresa criou os pneus hipermacios, de cor rosa, e os superduros, que serão laranja. Os compostos duros, que tinham esta cor, agora serão azuis. Ambos serão para a pista seca. Há ainda os ultramacios (roxo), os supermacios (vermelho), o macio (amarelo) e o médio (branco).
Publicidade
Saiba quem são os maiores campeões da história da Fórmula 1
1 / 10Saiba quem são os maiores campeões da história da Fórmula 1
Michael Schumacher
Sete títulos - 1994 e1995 pela Benetton,2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 pela Ferrari. Foto: Wolfgang Rattay / Reuters
Juan Manuel Fangio
Cinco títulos: 1951 pela Alfa Romeo, 1954 pela Maserati-Mercedes-Benz, 1955 pela Mercedes, 1956 pela Ferrarie 1957 pela Maserati. Foto: Arquivo / Fórmula 1
Lewis Hamilton
Cinco títulos - 2008 pela McLaren, 2014, 2015,2017 e 2018 pela Mercedes. É favoritaço para ganhar o hexa em 2019, já tendo aberto grande vantagem na l... Foto: Ahmed Djadallah / ReutersMais
Sebastian Vettel
Quatro títulos: 2010, 2011, 2012 e 2013 pela Red Bull. Atualmente está na Ferrari e tenta voltar ao caminho das vitórias Foto: Dabid Ebener / EFE
Alain Prost
Quatro títulos: 1985 e 1986 pela McLaren-Tag Porsche, 1989 pela McLaren Honda e 1993 pela Williams-Renault. Foto: Luiz Prado / Agência Estado
Ayrton Senna
Três títulos: 1988, 1990 e 1991 pela McLaren-Honda. Foto: Edu Garcia / Agência Estado
Nelson Piquet
Três títulos: 1981, pela Brabham-Ford, 1983 pela Brabham-BMW e 1987 pela Williams-Honda. Foto: Arquivo / Agência Estado
Niki Lauda
Três títulos: 1975 e 1977 pela Ferrari, e 1984 pela McLaren-Porsche. Foto: Leonhard Foeger / Reuters
Jack Brabham
Três títulos: 1959 e 1960 pela Cooper-Climax e 1996 pela Brabham-Repco. Foto: Robert Daley / NYT
Jackie Stewart
Três títulos: 1969 pela Matra-Ford, 1971 e 1973 pela Tyrell-Ford. Foto: Leonhard Foeger / Reuters
Para as equipes, a mudança mais complicada será a redução no número de motores. Neste ano, elas terão três unidades de potência para 21 etapas, contra quatro para 20 corridas, em 2017. Pilotos que precisarem de motores extra sofrerão punições, que nesta temporada se tornarão mais simples. Perdas de 15 ou mais posições levarão o carro direto para o fundo do grid na largada.