Publicidade

'Ultrapassagem de Vettel era inevitável', afirma Alonso

Piloto da Ferrari não tinha condições de segurar posição, mas dificultou ultrapassagem do tetracampeão até os últimos instantes

PUBLICIDADE

Por AE
Atualização:

O bicampeão mundial Fernando Alonso e o tetra Sebastian Vettel protagonizaram uma disputa eletrizante pelo quinto lugar do GP da Inglaterra, no circuito de Silverstone, neste domingo. Mais rápido que o espanhol na parte final da corrida, o alemão reclamou várias vezes pelo rádio que Alonso extrapolava os limites da pista na tentativa de defender a posição. Depois de ultrapassado, a cinco voltas do fim, foi a vez de Alonso reclamar, mas o piloto da Ferrari admitiu após o final da corrida que não tinha rendimento para segurar o rival. Alonso se defendeu afirmando que não ultrapassou os limites da pista. "Há de se utilizar o trajeto inteiro, mas se você ultrapassa os limites, realmente tem vantagem. Mas eu me mantive dentro da pista, ainda que nos extremos, tentando poupar combustível. Estávamos muito próximos de ter que nos retirar", afirmou. Para o espanhol, valer-se de táticas irregulares não adiantaria nada porque, segundo ele, Vettel iria conquistar a quinta posição "cedo ou tarde". "De forma legal ou ilegal, era inevitável que Vettel me passasse. As duas Red Bulls e a Williams de Bottas mereceram estar na minha frente", admitiu Alonso, que também foi superado pela Mercedes de Lewis Hamilton, o vencedor da prova, e pela McLaren de Jenson Button.

VXH39. Silverstone (United Kingdom), 06/07/2014.- Spanish Formula One driver Fernando Alonso of Scuderia Ferrari (R) steers his car ahead of German Formula One driver Sebastian Vettel of Red Bull Racing (L) during the Formula 1 Grand Prix of Great Britain at Silverstone race track, Northamptonshire, Great Britain, Sunday 06 July 2014. EFE/EPA/VALDRIN XHEMAJ Foto: Valdrin Xhemaj/EFE

PUBLICIDADE

Vettel preferiu tirar importância do incidente, ainda que tenha admitido um "excesso de vontade" durante a disputa. "Foi muito apertado com Fernando. Ficou um pouco tolo quando nós dois começamos a reclamar que o outro estava saindo da pista. Acho que as pessoas não se importam se o carro está um pouco para a direita ou esquerda. Creio que talvez eu tenha sido duro demais duas vezes na curva 6, mas foi bom conseguir a ultrapassagem no final", afirmou.

O piloto da Ferrari também deu o episódio como encerrado e espera agora uma melhora no carro para que a equipe mantenha o terceiro lugar no Mundial de Construtores. "Temos de analisar o nosso desempenho e tentar melhorar para a próxima rodada na Alemanha. Se quisermos recuperar o terreno no campeonato de construtores, devemos fazer o nosso melhor na pista", afirmou.

A Ferrari acumula 106 pontos no campeonato, três à frente da Williams. Entre os pilotos, Alonso está em quarto, com 87 pontos, a 78 do líder Nico Rosberg, da Mercedes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.