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Tem o inglês Jenson Button, o líder do Mundial após 3 etapas; o vice, Barrichello, soma 15 |
Com o resultado desta terceira etapa, sob chuva constante e quase no limite das duas horas de corrida, Button lidera o campeonato com 21 pontos, tendo Barrichello atrás com 15. A novidade é a presença de Vettel em terceiro, com dez, e Webber justamente com 9,5. O alemão, por sinal, conseguiu sua segunda vitória na carreira, e a primeira da equipe RBR na categoria. Curiosamente, ele havia sido o responsável pela primeira vitória do time B da empresa, a Toro Rosso.
AQUAPLANAGEM
As equipes terminaram o sábado com expectativa de chuva. Mas no fim, e não como se viu: na volta de apresentação dos pilotos à torcida já chovia forte. E como nada mudou, a largada teve de ser com safety car, por sete voltas. A partir daí, o que resume bem a corrida é o excesso de rodadas e erros de quase todos os pilotos - alguns voluntários, outros não.
Exemplos:
atingiu uma placa de velocidade no trecho e quebrou o bico. Mais tarde, foi atingido por
e, para encerrar, bateu no guardrail na entrada dos boxes;
rodou após tocar com
;
teve a traseira de sua
destruída após ser atingido por
- que não o viu pelo excesso de água;
atingiu Vettel na reta, entre outros.
O ponto mais crítico era a curva 16, na entrada da reta dos boxes. Quase todos os pilotos escorregaram ou rodaram ou bateram ali.
, com sua
, teve vários problemas.
também. O acidente de Heidfeld e Glock - que forçou a entrada do safety car - também aconteceu lá. No trecho interno,
, por exemplo, escorregou e quase bateu no muro de pneus após atravessar toda a pista.
CRISE
O problema maior é da
, com o abandono de
, na 21.ª volta, quando seu carro visivelmente apagou no meio da reta. "Tivemos um problema eletrônico, o motor do carro agiu de forma diferente", resume o piloto, em entrevista à TV Globo. Assim, a equipe atinge duas marcas negativas: desde 1981 o time não chegava a terceira etapa de um campeonato sem pontuar; e desde 1996 que os carros vermelhos ficaram fora da zona de pontuação em três GPs seguidos.
Nelsinho Piquet, pelos problemas e por mais uma vez acumular um resultado ruim numa corrida (chegou em 16.º lugar, o penúltimo a terminar a corrida), também sabe que sua situação não é boa na
. Ele terá nova chance para se recuperar, assim como outros pilotos, no próximo GP da temporada: no Bahrein, no próximo domingo (26 de abril), às 9 horas (de Brasília).
FÓRMULA 1 2009 - GP DA CHINA CLASSIFICAÇÃO FINAL - 56 voltas |
1.º - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1h56min3302.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), a 10s9703.º - Jenson Button (ING/Brawn GP), a 44s9754.º - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP), a 1min03s7045.º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1min05s1026.º - Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1min11s8667.º - Timo Glock (ALE/Toyota), a 1min14s4768.º - Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min16s4399.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min24s30910.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min31s75011.º - Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min34s15612.º - Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min35s83413.º - Robert Kubica (POL/BMW), 1min46s85314.º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta15.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1 volta16.º - Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 2 voltas17.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 6 voltasNão terminaram a corrida:Kazuki Nakajima (JAP/Williams), volta 43, abandonoFelipe Massa (BRA/Ferrari), volta 21, pane elétricaJarno Trulli (ITA/Toyota), volta 20, abandonoVolta mais rápida: Rubens Barrichello (Brawn GP), 1min52s592, na volta 42 |
Mark Webber (ao fundo) acompanha Sebastian Vettel mesmo sob chuva intensa, durante o GP da China