PUBLICIDADE

Publicidade

Vôlei muda regras e proíbe todo tipo de toque na rede

Toques, antes permitidos desde que não interferissem nas jogadas, são proibidos em definitivo. Tempos técnicos também mudam

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A assembleia geral da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), reunida em Cagliari (Itália) no último fim de semana, aprovou um pacote de alterações nas regras da modalidade. A mais importante determina que, a partir de 2015, qualquer toque de um jogador na rede será punido tanto no vôlei de quadra quanto no de areia. A votação foi apertada, com 111 dos 210 delegados votando a favor da modificação na regra do toque na rede entre as duas antenas. Até este ano, é permitido o toque desde que ele não interfira na jogada. Qualquer contato com a fita, porém, já era vetado. Outra mudança importante no regulamento diz respeito aos tempos técnicos. Para tentar diminuir a duração das partidas, que atrapalham a exibição delas na televisão, algumas competições (como Mundial) terão apenas um tempo técnico por set. Já para deixar a torcida mais perto dos jogadores, a chamada "área livre" (entre as quatro linhas e as placas de publicidade) diminuirá de 8 metros para 5,6 metros.

O brasileiro Ary Graça é o atual presidente da Federação Internacional de Vôlei Foto: Divulgação

Com relação ao vôlei de praia, o Circuito Mundial, a partir do ano que vem, vai passar a durar dois anos, com a manutenção do Campeonato Mundial em anos ímpares. A "final" do Circuito Mundial, um tipo de Masters da modalidade, vai reunir oito duplas por gênero, com premiação de US$ 250 mil (R$ 578 mil). A entidade também decidiu antecipar a chegada dos atletas do vôlei de praia à categoria adulta, eliminando a realização do Mundial Sub-23 - como os Sub-17, Sub-19 e Sub-21.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.