Foto do(a) blog

Diálogo intercontinental sobre futebol, com toques de política, economia e cultura.

Antídotos para a 'vendetta' da Azzurra

Edu: Você tem certeza de uma vitória da 'Roja' na semifinal?

PUBLICIDADE

Por Carles Martí (Espanha) e José Eduardo Carvalho (Brasil)
Atualização:

Carles: Contra a Azzurra? Nenhuma certeza, mas boas possibilidades. O time vem bem, apesar o sufoco da Nigéria, justamente em Fortaleza, cenário do jogo, e da indisposição física de muitos jogadores espanhóis. Busquets, como bom jogador de várzea que é, aguentou, mas foi muito para Cesc. Também é certo que as condições climáticas serão as mesmas para os dois times, só que alguns jogadores, lembrando do esforço, provavelmente tentarão economizar forças de início. Menos Jordi Alba, claro.

PUBLICIDADE

Edu: Hoje, conversando com Juan Arias, correspondente no Brasil de 'El Pais', e André Rizek, do SporTV, lembrávamos de quantas vezes a Azzurra parecia morta e ressurgiu das cinzas. Em 1982, empatou os três primeiros jogos, fez apenas dois gols, entrou numa guerra fratricida contra a imprensa italiana. E foi tricampeã mundial aí na sua terra. Em 2006, vivia o baixo astral dos escândalos de resultados combinados de Luciano Moggi, tinha muito menos time que a França. E foi tetracampeã. Agora, perdeu Balotelli, o time está esfacelado fisicamente, pode não ter Pirlo e ainda terá que jogar com o cone Gilardino no ataque. Merece atenção, muita atenção.

Carles: E se for por falta de escândalo à italiana, tem o Berlusconi condenado a sete anos de prisão. Se bem que os meninos campeões do mundo não ficam atrás nesse quesito e arrumaram um "Golden Tulip Gate", lá no Recife.

Edu: Bem mais suave que ter um Berlusconi na vida.

Carles: Já veremos se o desfecho será suave. Voltando ao espírito épico dos italianos, é sempre um perigo mesmo.

Publicidade

Edu: E agora tem o componente da 'vendetta'... Acho que eles não engoliram ainda aquele massacre da final da Euro do ano passado. Se bem que o cara que mais falou disso já se mandou, justamente Balotelli. Outro dia, logo que a Confecup começou, De Rossi disse com todas as letras que tinha inveja do futebol da Espanha. Se entrarem respeitando muito, tomam outra ensacada.

Carles: Outra ensacada é pouco provável. Agora eles vêm a Espanha com outros olhos, devem ter um plano B. A torcida do lado espanhol é para que se mantenha o goleiro que atualmente está em melhor estado de forma e que Silva, que sempre faz grandes partidas contra a Itália, mas que não é muito do gosto do Del Bosque, entre desde o início. Não garante a ensacada mas seria um muito bom começo para a vitória.

Edu: Que goleiro? Valdés?

Carles: Você tem dúvidas?

Edu: Tenho muitas dúvidas. É o Marquês, Carlão, vai jogar Casillas que é da família. E se Cesc estiver bem, o time deve entrar sem o '9'. É meu palpite.

Publicidade

Carles: Pois o meu é que o Del Bosque, que vê a aposentadoria bem pertinho e tem os dois grandes títulos com a seleção, seguirá arriscando. Por isso deve começar jogando com um '9' e com Casillas, que além de não ser justo é um risco, porque Iker pode sentir a falta de jogos e de ritmo. Valdés, ao contrário, está no seu melhor momento da carreira. E que fique claro que minhas preferências culés não me cegam a ponto de não reconhecer que Iker foi, em forma, o melhor goleiro do mundo.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Edu: Justo não é mesmo. Mas Casillas ainda tem aquela carga simbólica das relações surpreendentemente fraternais com a Catalunha demonstradas com os múltiplos abraços em Puyol e Xavi depois do Mundial da África do Sul. Aquela talvez seja a imagem mais marcante dos últimos anos para uma parte da sociedade espanhola que nunca imaginou ver Madrid e Catalunha em tamanha harmonia.

Carles: E não sse esqueça da polêmica com Mourinho, pela chamada telefônica a Xavi para reconciliar merengues e blaugranas, seguido do Prêmio Principe Astúrias conjunto (para Iker e Xavi). Eu queria ver essa paz e esse desejo de servir a seleção nacional espanhola se o time não fosse tão ganhador. Não se engane, a harmonia é circunstancial. Contra a Nigéria foram nove jogadores do Barça, se bem que Villa não é catalão. A Catalunha vai conquistando uma autonomia esportiva cada vez mais encorajadora.

Edu: Me lembro bem da imagem na madrugada do dia 12 de julho de 2010, poucas horas depois do gol de Iniesta contra a Holanda: o basco Iñaki Gabilondo narrando com júbilo, e um certo constrangimento, pela TVE, a festa nas ruas, juntando bandeiras de todas as regiões do país. Uma grande 'movida' coletiva para comemorar título mundial inédito. Iñaki, quase 70 anos, dizia: 'Nunca vi uma coisa dessas'.

Carles: Portanto, você está de acordo comigo: nada como as vitórias para reunir. Assim mesmo, hino nacional espanhol segue sendo vaiado em muitos dos eventos esportivos na Catalunha e em Euskadi (País Vasco). Claro que, agora, todos os territórios compartilham a mesma nuvem negra social, política e econômica.

Publicidade

Edu: Começamos com a Itália e terminamos com a velha, e nada boa, situação espanhola pós-crise. Faz parte do jogo.

Carles: É o que dá conversar com espanhol e, pior, com sangue catalão, embora alguns, como Pep, possam responder em alemão.

Edu: Amanhã falaremos de Pep...

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.