PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diálogo intercontinental sobre futebol, com toques de política, economia e cultura.

Bom Senso sim, mas sem abutres

Edu: São tão raros esses movimentos que precisamos exagerar agora no estímulo para que a coisa ganhe corpo e se torne um costume. O tal Bom Senso FC parece que veio com firmeza de propósitos, tentando mexer de início em uma das mais delicadas controvérsias do futebol: o calendário. Aquela semente de contestação plantada outro dia pelo Paulo André ganhou inúmeros adeptos, principalmente os veteranos (Alex, Ceni e outros). Ganhou também o apoio de técnicos como Tite e Oswaldo Oliveira. Na origem de tudo estão as datas divulgadas pela CBF para o ano que vem, ano de Copa, apertadíssimo, que será especialmente cruel com clubes e jogadores. Acho que a história já chegou por aí né?

Por Carles Martí (Espanha) e José Eduardo Carvalho (Brasil)
Atualização:

Carles: Na verdade, sopram por aqui ventos a favor do futebol de mercado e escasseiam as brisas da capacitação associativa. Já sabe né, Merkel por maioria e outras tragédias menores. Com todas as perdas, segue sendo a Europa o maior reduto da organização social, migalhas de outros tempos. Lembro que, faz umas duas décadas, o calendário de jogos por aqui parecia o período de férias do Brasil, mas os altos salários foram sendo multiplicados e, com eles, a necessidade de os clubes-empresa faturarem mais e aumentar a mais-valia. O break do verão foi ficando cada vez mais espremido entre torneios e caça-níqueis e vai acabar desaparecendo, pelo visto... Isso vale tanto para os milionários como para os pobres proletários do futebol que são sempre muitos. A associação de atletas profissionais é bastante tradicional por aqui, oferece apoio e até montou um time de profissionais desempregados para exibições que ajudam a encontrar clube, inclusive na China, como foi um caso recente. Dificilmente as mobilizações contam com o apoio das grandes estrelas, como, parece-me, acontece com o Bom Senso, que tenta o apoio de gente como Seedorf ou Ronaldinho. É isso?

PUBLICIDADE

Edu: Estão ganhando adeptos e, claro, procuram mais visibilidade com as estrelas, principalmente os veteranos, lideranças naturais, ainda que se corra o risco de parecer um protesto de gente em fim de carreira, que não tem mais nada a perder. Na base do movimento, as aspirações são obviamente legítimas e até certo ponto modestas. Por exemplo, entre os pontos centrais está a exigência de não se disputar mais de sete jogos por mês, o que ainda é um absurdo. Mas é um começo, um cardápio de entrada. Uma das reivindicações, a adequação ao calendário europeu, me parece uma bobagem. É possível ter férias regulares, obedecer as datas Fifa e montar um calendário digno sem precisar parar no meio do ano, o que não faz parte da cultura do torcedor daqui. É justamente a parada de verão, seria minimizar a importância do torcedor.

Carles: Não seria a primeira submissão ao mercado. Imagino que a reivindicação responde às chances de transferência ao futebol europeu que possam aparecer para os jogadores, mas é óbvio que, como elemento cultural, o futebol deve seguir o ritmo da sociedade em que vive e que mais cedo ou mais tarde vai voltar a ser a sua maior mantenedora. Tentando entender um pouco essa reivindicação, do ponto de vista dos atletas que jogam aí e considerando as janelas do mercado europeu, seria uma forma de estabilizar um pouco os elencos durante as competições, sem correr tantos riscos de desmanches em meio a etapas decisivas. Explica, mas provavelmente não justifica, já que deve ser entendido como algo circunstancial, à espera de que o futebol brasileiro não seja só a primeira potência técnica, mas que sua capacidade de financiamento esteja à altura. De todo jeito, meu conselho é que eles deixem um pouco de lado o modelo europeu, sob o risco de perder argumentos já que, como eu disse, por aqui, os direitos do trabalhador vivem uma sangria desatada.

Edu: Não acho que esse ponto específico das transferências tenha tanta amplitude na visão deles. Talvez a principal relação seja com a realização de pré-temporadas no mesmo período da Europa, o que colocaria os jogadores num patamar de preparação mais ou menos parecido, teoricamente. No aspecto mercadológico não funcionaria de forma alguma, porque o público nos estádios, que já não é grande coisa, cairia ainda mais durante o período de festas de fim de ano, algo muito enraizado na nossa cultura. O que incomoda é justamente essa obsessão em se adequar à Europa sempre. Temos exemplos recentes de que o calendário europeu também é um inferno para os jogadores daí. Sem ir muito longe, nosso Paulinho, recém-chegado, jogou pelo Tottenham domingo em Cardiff, na terça-feira fez uma partida pela Copa contra o Aston Villa em Birmingham e no sábado terá o clássico londrino contra o Chelsea. Ou seja, para o Paulinho nada mudou.

Carles: Exatamente isso, não é hora de usar a Europa como referência, que vive um momento pouco favorável para o trabalhador, incluindo os jogadores de futebol profissional. Mas é sim uma boa oportunidade de solidificar uma tradição de militância de classe, o hábito de posicionar como coletivo e de reivindicar melhores condições de trabalho, algo com um histórico muito pobre no Brasil contemporâneo.

Publicidade

Edu: Pois é, se buscarmos aqui um modelo com nossas características seria uma ótima chance de começar a criar essa tradição participativa, esse é o ponto central. Até porque não temos notícia de que exista hoje, na Europa ou em qualquer lugar, uma militância sempre atuante de jogadores de futebol, a não ser em certos aspectos como você frisou. Ao contrário, Uefa e Fifa têm deitado e rolado sobre o calendário em geral, sobre férias e sobre questões financeiras. Só chamo a atenção para dois riscos graves que o movimento corre por aqui. Primeiro, ser dominado pelos abutres viciados em oportunismo, sejam do meio político-esportivo sejam da mídia, alguns que se julgam os paladinos de sempre e que crescem nessas horas. O outro risco é o movimento fechar sobre a elite de futebolistas voltados a um único tema, o calendário. Não há como querer moralizar essas questões trabalhistas básicas sem incluir na discussão situação dos jogadores excluídos da cena central bem como aspectos ligados a formação, educação e cidadania.

Carles: É o problema de uma discussão de ordem classista em meio a uma enorme estratificação e com os extremos distanciados por um mundo, aliás, como o resto da sociedade. A não ser que o movimento não perca nunca sua referência que obviamente não são os mais privilegiados. Esses já perderam sua identidade individual, são uma marca e, como tal, dependem e ao mesmo tempo alimentam uma quantidade de assessores e empregados e, por isso, infelizmente já não são os mais representativos numa associação de classe trabalhadora. Quanto aos oportunistas, é o mal do século e só vejo uma saída: verbas para poder seguir pesquisando a cura. Enquanto isso, uma solução pode ser o velho e bom remédio da leitura de várias fontes plurais, quatro ou mais vezes ao dia, um pouco de boa reflexão antes de formar uma dessas bonitas opiniões "feicecebuqueáveis".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.