PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diálogo intercontinental sobre futebol, com toques de política, economia e cultura.

Nanicos cada vez mais nanicos

Carles: Se tivesse que escolher a maior surpresa do segundo dia desta rodada da Champions, você optaria pela derrota do Leverkusen em casa para um Manchester em horas baixas por 0 a 5 ou o gol de Arbeloa?

Por Carles Martí (Espanha) e José Eduardo Carvalho (Brasil)
Atualização:

Edu: O gol do Arbeloa foi tão facilitado por aquela zaga sonsa do Roberto Mancini que acho que escolheria mesmo o Manchester, tanto pela fragilidade inesperada do Lerverkusen quanto pela própria contundência do time inglês, que vem de uma sequência nada inspirada. Não há outra explicação: os alemães tremeram em casa diante daquela camisa. Melhor para o Shakhtar, que despachou a Real Sociedad com quatro gols brasileiros.

PUBLICIDADE

Carles:  Não sei não, até o próprio Alvarito ficou desconfiado, antes de comemorar, olhou para o auxiliar achando que estava impedido. Esse Galata não faz jus à fama que ganhou no inferno turco. Bastante inofensivo. Outra pergunta, imaginemos que Isco recolhe a bola na frontal da área do adversário, como no quarto gol do Madrid, só que o cenário é o Maracanã e os zagueiros que tem pela frente são Thiago Silva e David Luiz. Ele teria moleza para fazer esse golaço?

Edu: Ah, por favor... Esse time turco é que é o verdadeiro docinho de coco. Aliás, esse tipo de jogo, em que o time que precisa do resultado toma uma goleada jogando contra um adversário com um a menos desde a metade do primeiro tempo só reforça sua tese de que a Liga Europeia envolvendo os maiores vem por aí em breve. Que peso tem um Galata da vida ou um Lerverkusen que toma cinco em casa para contestar a liga dos grandes? E nessa sacola você pode colocar Anderlecht, Pilsen, CSKA, mesmo a simpática Real Sociedad e tantos outros. Os defensores da tal liga tiveram uma rodada que provavelmente turbina todos os argumentos. Se esses que estão na Champions são assim de fracos, o que dizer dos pequeninos nos torneios regionais?

Carles: Pois é possível que a simpática Real Sociedad ainda empurre de vez o time do glorioso Sami Hyypiä para o fundo do poço. A Champions começa mesmo é agora. Ou você não viu as glórias do futebol contemporâneo que já foram ficando pelo caminho, vítimas das eliminatórias prévias a esta fase? Aí sim dava desespero. Voltando aos grandes que parecem conspirar contra os nanicos, como você previu, Iker acabou ajudando o amigo Buffon e a Juve termina na segunda posição uma rodada que começou como último do grupo. E vai justamente ao inferno turco para decidir o seu futuro no torneio. Já veremos o antídoto que Mancini vai preparar para os paisanos. Antes dos muitos gols do Real Madrid, deu tempo de dar uma espiada no jogo de Moscou onde a neve caindo copiosamente me deixou confuso por momentos. Vi um jogador no meio de campo, girando sobre si mesmo para variar o jogo, alternar a jogada entre flancos, fazer transições. Pensei que era Xavi e era Thiago Alcântara. Vi também um jogador talentoso entrando com a bola nos pés, driblando tudo que aparecia pela frente. Pensei que era Messi, mas era Götze. A gota d'água foi Neuer combinado passes com os pés com seus zagueiros, realizando um passe voleado, com o exterior do pé, de fazer corar Fernando Torres. Pasme, não era Victor Valdés! Aí olhei para a beira do campo, e era ele sim, Pep Guardiola. Já sei que você vai falar da fragilidade do CSKA, mas isso não me tira essa sensação de déjà vu.

Edu: Quem sou eu para contestar essa sua ligação afetivo-patológica com Pep? Não vi o jogo, mas soube que Thiago foi muito bem. Esse time sim quero ver na próxima fase, enfrentando alguém do mesmo porte. Sobraram, então, para a última rodada três pendências. Uma é um drama menor, porque acho que a Juve resiste sem sustos ao caldeirão turco e garante o empate que precisa. A Real pode ser o fiel da balança e ajudar a brasileirada do Shakhtar se aprontar alguma para o Leverkusen em Anoeta, porque o time ucraniano vai visitar Old Trafford precisando de ao menos um ponto - e ali o bicho pega. E no grupo do PSG, o Olimpiakos pode repetir o que tanta gente tem feito nos últimos tempos: deve bater o Anderlecht em casa e rifar o pobre Benfica. O resto é praticamente burocracia, exceto pelo confronto entre Milan e Ajax, do qual já falamos ontem.

Publicidade

Carles: Olha, esse Shakhtar enterra a sua teoria sobre grandes e nanicos. Não é o caso do Olympiakos, mas como comentei no post da prévia, Michel está fazendo um bom trabalho e merece mais que o sonâmbulo time lisboeta. Dentro de duas semanas, decidem-se as últimas vagas para as oitavas da Champions, os eliminados e aqueles que vão para o purgatório da Europa League. Ou seja, ainda temos umas quantas contas pendentes com as noites europeias em 2013. Além da disputa particular entre Ribéry e Cristiano, máscaras incluídas.

Edu: Mas essa o gajo já levou.

Carles: Em todo caso, meu conselho é que não ponha toda suas fichas nele.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.