Foto do(a) blog

Diálogo intercontinental sobre futebol, com toques de política, economia e cultura.

Um mix de craques, superstição e conservadorismo

Carles: Finalmente, a lista definitiva da Família Scolari. Previsão de surpresas?

PUBLICIDADE

Por Carles Martí (Espanha) e José Eduardo Carvalho (Brasil)
Atualização:

Edu: Miranda seria uma surpresa? Uma boa surpresa né. Só se for. Felipão andou dizendo que só faltava decidir sobre um nome, porque os outros 22 todo mundo sabe quem é.

PUBLICIDADE

Carles: Então, se Miranda estiver na lista e, nesse caso, ele for o tal nome inesperado, Fernandinho do City, pouco habitual, é líquido e certo? E Lucas Leiva tem chances?

Edu: Fernadinho é liquidíssimo e certíssimo. Ganhou fácil a corrida final contra Lucas Leiva e poderia ser até titular se a Comissão Técnica não batesse o pé no time que ganhou a Confederações.

Carles: Hernanes ou Luis Gustavo? Ou ambos?

Edu: Hernanes não disputa com Luís Gustavo, talvez concorra com um atacante pela última vaga. Seria Robinho, segundo uma facção da imprensa - sim, porque é uma ideia que só pode vir de uma facção. Se bem que no fundo tem um pouquinho de lógica. Parreira e Scolari são mestres em transformar superstição em estatística. Robinho seria uma espécie de tutor de Neymar, como Dunga foi de Romário em 1994. Era o cara que dava um pouco de juízo ao atacante, veja você. Ainda que Robinho não tenha exatamente o perfil de um terapeuta, é algo que tem uma mínima chance de acontecer e aí vou retirar o que disse da imprensa. A comissão técnica é que passa a ser a esquizofrênica.

Publicidade

Carles: Então, acredite ilustre passageiro, ao Luis Gustavo salvou-o o Wolfsburg? Já que com o faceiro Guardiola no Bayern não dispunha de muitos minutos. Se bem que o Paulinho e o Julio César não vêm de uma temporada que poderíamos qualificar de competição intensa. Quanto ao tutor Robinho, só se for inspiração o que se pretenda, porque juízo...

Edu: Luis Gustavo é o pilar da filosofia dos técnicos, um soldado tático, comandante da marcação e que infernizou a vida de Iniesta, entre outros, como você sabe. Seria titular mesmo se jogasse no valoroso Guangzhou Evergrande. As temporadas tiveram peso para completar a lista, não para mexer com os titulares. E mesmo assim haverá injustiças graves, como a de Filipe Luís.

Carles: Maxwell é melhor relacionado, pelo visto. Foi mais smart que o jogador do Atlético que só tratou de jogar bem e evoluir. Como diria outro Maxwell, foi por um tantinho assim... E na outra lateral? Rafinha no banco e Dani Alves titular imagino. Fica só por resolver o terceiro goleiro. Estamos de acordo ou tem alguma outra polêmica. Kaká nem pensar?

Edu: Kaká, que está beeeeeem melhor que Robinho, seria um toque de experiência importante. E talvez um jogador para alguns minutos, pelo respeito que os adversários têm por ele. Seria útil, sim. Mas não vi os técnicos muito animados ao falarem dele ultimamente. A lateral direita passou a ser um problema porque não existe confiança na condição atlética de Maicon, mas Rafinha também não foi nenhum primor nas chances que teve. Se Filipe Luís tivesse alguma intimidade com a direita poderia ter uma chance, mas não é o caso. Pelo conservadorismo da dupla de comando, chuto que será Maicon. E os goleiros, alguma dúvida?

Carles: Bom, Júlio César, Jefferson e, como terceiro, Cavalieri ou Victor. Porque Diego Alves, imagino, é um estranho no ninho dos Scolari. Agora, uma coisa eu tenho que reconhecer, você é o mais cético quanto à capacidade de surpreender da dupla dinâmica. Maicon? Sério mesmo? Já começo a duvidar da chamada do Miranda, mesmo como quarta opção para a zaga.

Publicidade

Edu: Por isso disse que é um mero chute, porque Maicon ganha de Rafinha por ter a experiência de uma Copa, só isso, um referencial que Parreira adora. O terceiro goleiro deve ser mesmo o Victor. Pela primeira vez em uma Copa os dois melhores goleiros do país nem passarão perto da convocação, Diego Alves e Fábio, do Cruzeiro. Pode ser outra superstição... E quanto a Miranda, a disputa é com Dedé, e embora sua não convocação se torne uma injustiça, será uma injustiça em termos, porque Dedé cresceu muito neste ano, comanda a defesa do Cruzeiro campeão brasileiro e também é um zagueiro confiável. Não é o caso dos goleiros.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Carles: Também acho que Miranda e Godín podem não ser os mesmos fora do esquema 'cholista'. E idem com Filipe, mas ele pelo menos é comprovadamente um jogador com recursos próprios, chega muito bem na área, seu jogo tem profundidade - até mais que Marcelo - e assiste muito bem. Então pelo que você está me contando, resumo e corrija-me se for o caso: Júlio César, Jefferson, Victor, Thiago Silva, David Luiz, Dante, Dedé (Miranda), Dani Alves, Maicon (Rafinha), Marcelo, Maxwell, Fernandinho, Luís Gustavo, Hernanes, Paulinho, Ramires (que já cumpriu o castigo), Oscar, Bernard, Neymar, Fred, Jô, Robinho e Hulk. Bate?

Edu: Falta William, que é nome certo graças a José Mourinho, Mr. Almost. Foi com o português no Chelsea que ele conseguiu mostrar o que estava escondido quando jogava na Ucrânia. Daí a dúvida entre Robinho e Hernanes. Isso se Felipão não resolver chamar aquela lista de 30 que a Fifa permite, já que os 23 definitivos são inscritos no início de junho. Nesse grupo maior entrariam Maicon ou Rafinha, Dedé ou Miranda, Hernanes ou Robinho, além de Lucas Moura, Marquinhos do PSG, Cavalieri e até Kaká, por que não? São os nossos palpites. Vamos ver se seremos cobrados amanhã por ter falado alguma bobagem.

Carles: Registrado fica.

 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.